Notícias | + Listar todas
Pesquisador da Embrapa faz palestra na Semana de Ciência e Tecnologia
19/10/2015
O pesquisador da Embrapa Instrumentação (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Paulo Estevão Cruvinel, esteve em São Sebastião do Paraíso, na noite de quinta-feira, 8, quando ministrou palestra durante a realização da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia. Ele falou sobre o tema "Agricultura, tecnologia e meio ambiente", destacando detalhes e números sobre estes setores no Brasil e no mundo enfatizando que este tripé é fundamental para que o país alcance sustentabilidade e se torne uma potencia mundial. Ao avaliar o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Westin, disse que foi uma das melhores palestras que já tivemos aqui, “uma pessoa com conhecimento técnico e científico profundo de vários temas da sociedade brasileira", definiu.
Paulo Cruvinel agradeceu a oportunidade do convite realizado pelas secretarias de Ciência e Tecnologia e a de Desenvolvimento Agropecuário do município. "Foi uma grande satisfação estar aqui debater, falar e trazer algumas novidades e também aprender com os paraisenses sobre a importância da agricultura para o Brasil", disse. Ele destacou que Paraíso está no caminho certo ao proporcionar aos produtores a busca de novas oportunidades. "Estamos hoje na era do conhecimento e percebemos que ele se estabelece a partir da contribuição dos indivíduos e das pessoas que compõe a sociedade. É fundamental compartilharmos os saberes e juntos procuramos a melhor estratégia para que o Brasil possa continuar sendo uma das lideranças mundiais na questão agroalimentar e principalmente na questão da cidadania", aponta.
Sobre o trabalho que realiza na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), Paulo Cruvinel menciona que a empresa de pesquisa vem trabalhando no aspecto de sustentabilidade. "Isso é parte do binômio que deve ser julgado quando se fala em competitividade e sustentabilidade", descreve. Ele salienta que "é importante sim, a conjugação de uma política pública mais ampla que trabalhe a dimensão econômica, ambiental, social e a dimensão de capital humano visando assim a constituição de uma agricultura cada vez mais pujante, a nossa conhecida agricultura tropical que tem um papel muito importante não só para os brasileiros, mas para todo o mundo", relata.
Indagado sobre o que o Brasil precisa para ser mais forte no cenário internacional, Paulo Cruvinel foi certeiro. "Precisamos incentivar mais a agricultura, termos políticas de incentivo aos produtores e acreditarmos mais no potencial espetacular que a natureza nos provê e hoje certamente com as tecnologias, com a ciência no campo, seremos quiçá, os maiores produtores de alimento do mundo", aponta. No entanto, ele citou que muitas ações devem ter o caminho contrário do que se preconiza tendo início nos municípios em direção ao Estado e a União.
Exemplo disso, ele citou o projeto desenvolvido em Paraíso a partir do PFH (Programa de Fomento a Horticultura) através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, da Prefeitura. "Considero da maior relevância, é uma iniciativa espetacular, um belo exemplo que parte de um município importante que é São Sebastião do Paraíso, liderado pelo secretário Mauro Westin, apoiado, certamente pelo prefeito Rêmolo Aloise, com a participação dos produtores", destaca. Paulo citou que o segmento escolhido também é promissor. "A linha de hortifrutis é uma alternativa relevante e de grande potencial. Acredito que é uma ação acertada e que terá desdobramentos porque virá como um piloto para as demais comunidades e demais municípios do País e isso poderá ser integrado a partir daí em elementos para a construção de uma política pública nacional", anuncia.
A professora de Ciências e Biologia, Andrea Marques, participou ativamente da palestra inclusive com vários questionamento enalteceu a presença do pesquisador na cidade. "É um motivo de orgulho termos aqui um palestrante e pesquisador deste nível em nossa cidade, trazendo tantas informações relevantes que amplia a nossa visão e grau de conhecimento sobre tantos assuntos que foram tratados, tenho certeza que cada um que participou saiu daqui mais enriquecido", menciona.
Para o secretário Mauro Westin "sinceramente foi uma das melhores palestras que já tivemos aqui, uma pessoa com conhecimento técnico e científico profundo de vários temas da sociedade brasileira, principalmente temas colocados aqui como agricultura, tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade que são assuntos que de uma maneira ou de outra atingiram aos nossos produtores", informa. Ele destacou que o evento trouxe grandes benefícios aos participantes e para o trabalho que está sendo desenvolvido em Paraíso. "Com relação ao projeto de hortifrutis, que a prefeitura vem desenvolvendo em nossa cidade, trabalhando o plantio, colheita, pós-colheita, agregação de valores aos produtos,assistência técnica e comercialização, uma palestra dessa vem de encontro com aquilo que a Prefeitura vem desenvolvendo e a certeza de que o conhecimento tecnológico é fundamental para o desenvolvimento de uma atividade econômica sustentável e lucrativa”.
Tecnologias
Mauro disse que tem recebido todo o apoio do prefeito Rêmolo Aloise e que a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário estará sempre trazendo novidades para o setor. "Isso é fundamental para o desenvolvimento do setor. Hoje nós falamos em inovação, tecnologia de ponta, conversávamos com os produtores e o que vimos aqui hoje, muitos podem achar um absurdo com temas como ressonância de solo, tomografia de solo, uso de raio x , raio gama, drones, GPS, agricultura de precisão, em alguns anos estaremos utilizando isso sem saber o que está por trás. Hoje aqui podemos saber um pouquinho do que acontece dentro da tecnologia, foi muito bom, muito positivo, a Prefeitura está de Parabéns por nos dar a oportunidade de desenvolvermos estes eventos", acrescenta.
Ele ainda agradeceu ao pesquisador Paulo Cruvinel e a Embrapa Instrumentação de São Carlos. "Eles tiveram um boa vontade muito grande em nos atender ao nosso convite, este evento estava agendado há muito tempo. Particularmente estou muito satisfeito, agradeço ao convite do secretário Cícero Barbosa e o apoio do prefeito para que tivéssemos um evento de qualidade, um profissional deste nível para falar com os produtores aqui de Paraíso", concluiu.