Paraíso e região participam da 4ª Conferência Estadual de Juventude

09/10/2015

Delegados de São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Pratápolis, que foram eleitos na etapa regional da Conferência de Juventude, realizada nos dias 10 e 11 de agosto no Teatro Municipal, participaram nos dias 2, 3 e 4 de outubro da fase estadual do evento, realizada no Hotel Resort Tauá, no município de Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte/MG.

Cerca de 700 jovens de vários municípios mineiros participaram da 4ª Conferência para debater mais de 800 propostas distribuídas nos 11 eixos temáticos e propor ações junto ao poder público, com foco nas políticas públicas de juventude. Ao final, foram eleitos 120 delegados e definidas 22 propostas que serão levadas para a etapa nacional do evento, que acontecerá em Brasília/DF, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, devendo reunir mais de 2.000 jovens.

De São Sebastião do Paraíso participaram os estudantes Leonardo de Castro Nunes, da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori e Rebeca Ribeiro Dias, do Parlamento Jovem (ambos representando a sociedade civil) e Adriano Rosa da Silva (governo). De São Tomás de Aquino, participaram os estudantes João Vitor Martins e Milena Souza Moreira (sociedade civil), acompanhados da professora Rosilene Aparecida Bueno (governo). De Pratápolis, participaram os estudantes Lucas Garcia Gomes e Antônio Paulo Vasconcelos Marcelino, ambos representando a sociedade civil.

A etapa regional da Conferência foi promovida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior da Prefeitura de Paraíso. Na ocasião, mais de 200 jovens participaram do evento. A etapa estadual teve a organização do Governo do Estado, através da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania. Entre as propostas aprovadas para a fase nacional, estão questões relacionadas à internet e telefonia nas comunidades rurais, mercado de trabalho para os jovens, diversidade, igualdade e melhorias no sistema educacional. Entre as moções apresentadas, destaca-se repúdio ao Estatuto da Família e à redução da maioridade penal.

O evento em Caeté teve a participação na abertura dos trabalhos do governador Fernando Pimentel, do secretário estadual de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Adalcléver Lopes, do secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, além de outras autoridades.