Prefeitura realiza audiência pública de prestação de contas do 2º Quadrimestre

09/10/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na quarta-feira, 30 de setembro, audiência pública para prestação de contas referente ao 2º quadrimestre de 2015. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de vereadores e servidores municipais ligados ao setor de Contabilidade e da Secretaria Municipal de Saúde. Com base nos princípios da transparência na gestão fiscal, foram apresentados e esclarecidos os resultados da execução orçamentária, bem como o desempenho da arrecadação de receitas e sua destinação, além de expostas às principais receitas e despesas do Executivo.

Segundo o contador da Prefeitura, Silvio Aparecido de Carvalho, a intenção da audiência pública é manter os vereadores e a população sempre informada sobre todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura. A apresentação foi realizada em duas partes sendo que na primeira parte foram apresentados os números da execução orçamentária de 2015. Já na segunda etapa foram divulgados os números dos atendimentos da saúde no município.

As audiências públicas do executivo municipal são um canal direto de interação com os moradores e seus representantes, que ganham a chance de questionar a gestão e de participar da elaboração das metas do governo local para o desenvolvimento da cidade. Durante a exposição das informações são apresentados cálculos e demonstrativos referentes ao cumprimento pela administração municipal da Lei de Responsabilidade Fiscal. Silvio acrescentou ainda que a realização de audiências públicas fortalece o compromisso com a transparência da administração municipal. “A responsabilidade com a gestão pública e o respeito à população no emprego de verbas devem ser tratados com clareza, e as audiências públicas auxiliam nesse sentido”, ressaltou o contador.

Atendimentos na Saúde

Na parte da saúde, o gerente do setor Christian Alves Neto foi quem fez a apresentação dos números de atendimentos apurados no setor neste ano. Conforme relatório divulgado foram realizados 82.689 atendimentos no Pronto Socorro e 47.019 no Ambulatório. Já nas USF (Unidades de Saúde da Família) foram 85.141 atendimentos enquanto que na Santa Casa foram realizados 24.781 agendamentos. O movimento total do setor atingiu a casa de 239.630 atendimentos, apenas nos oito primeiros meses de 2015.

Em relação à quantidade de exames realizados no período de janeiro a agosto de 2015 foram realizados atendimentos laboratoriais (279.518), Raios-X (17853), Ultrassonografia (20.860), além de outros exames (16.474), que totalizam 334.705. Durante a apresentação uma série de dados estatísticos referente ao percentual de famílias com perfil saúde beneficiários do Programa Bolsa Família, cobertura de primeira consulta odontológica programática, número de mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, taxa de recém-nascidos com cobertura pré-natal, proporção de partos normais, cobertura vacinal e outros indicadores foram exibidos.