Notícias | + Listar todas
3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
30/09/2015
3ª Semana de Ciências e Tecnologia vai até sexta-feira em Paraíso
A terceira edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso teve início na segunda-feira, 5, e vai até a sexta-feira, 9, na Praça dos Imigrantes (em frente à Prefeitura). Com o tema "Luz, Ciência e Vida" o evento reúne várias oportunidades em termos de prestação de serviços com a presença do Museu Itinerante de Ciências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Escola Móvel de Informática e Gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac) e também a Escola Móvel de Cafeicultura do Instituto Federal Sul de Minas, o laboratório de Ciência Móvel da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) entre outras atrações. De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, professor Cícero Barbosa, trata-se de um momento para que estudantes, professores e profissionais além da própria população poder apresentar, conhecer e compartilhar conteúdos e novidades ligados ao setor.
A 3ª Semana de Ciência e Tecnologia tem atividades diversas com eventos no palco, nas carretas de exposição e nos estandes que foram montados na praça. "O evento atende a um chamado do Ministério da Ciência e Tecnologia, que está em sua 12ª edição nacional e aqui em Paraíso acontece pelo terceiro ano consecutivo, sendo iniciado junto com a nossa administração, sempre com o propósito de divulgar práticas científicas e mostrar à sociedade a importância dos estudos e a aplicação das ciências e das tecnologias no cotidiano da sociedade", explicou o secretário.
Em 2015 o tema apresentado para ser debatido é "Luz, Ciência e Vida". A organização programou a realização de palestras, apresentações teatrais, exposição do Museu Itinerante de Ciências da UFMG, além de oficinas educacionais. Na programação consta ainda a presença da Escola Móvel do Senac sobre Informática e Gestão, exposição da carreta Escola Móvel sobre cafeicultura e tecnologia do café do IFSul de Minas e da Escola Móvel da Epamig. “Paralelamente acontecerá a 2ª Feira Municipal de Ciência e Tecnologia para divulgação dos trabalhos escolares da rede municipal e estadual de ensino", acrescenta Cícero. Também haverá a segunda feira de profissões com a exposição dos cursos técnicos e superiores ofertados no município e na região.
Programação
A abertura oficial foi realizada pelo secretário Cícero Barbosa que destacou o crescimento do evento e a importância que os atrativos representam para os participantes. Em seguida, aconteceu a encenação da peça teatral "Lucis est Vita: A luz aos olhos de quem não vê", com o Grupo Olhares, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Na terça e quarta-feria (dias 6 e 7), além das atividades de visitação às escolas móveis e exposição de ciência, haverá peça teatral sobre segurança e saúde no trabalho, com o Circo Escola do Sesi.
Conforme Lara Mucci, coordenadora pedagógica do Museu Itinerante da UFMG, a movimentação dos estudantes foi surpreendente. "A visitação está ótima, já recebemos alunos de mais de oito escolas, acredito que quase 500 pessoas passaram por aqui nessa segunda-feira. Chama atenção que muitos disseram que vão voltar e trazer os pais ou familiares, alguns até já retornaram", comentou. Ela destacou que no setor existe além de uma carreta com seis salas, tem também uma exposição externa. "Abordamos como o homem veio ao mundo, através do nascimento e o seu crescimento até a formação das cidades. Temos vários experimentos com tecnologias, filmes, sons, trabalhos com energia, luz, ótica, desafios, jogos, experiências com animais 3D, peças em tamanho grande e os participantes podem tocar e sentir as peças, vale a pena conferir.
O micro-ônibus da Epamig, Ciência Móvel, recebeu no primeiro dia cerca de 250 crianças. “Está bastante movimentado, os alunos são interessados e nesta primeira vez que estamos aqui na Semana da Ciência e Tecnologia, estamos muito satisfeitos", comenta Isabela Lasmar Marques da Silva, responsável pelo projeto Café & Saúde da Epamig. No mesmo local o engenheiro agrônomo, Cristiano de Souza Machado de Matos destacou que há ações voltadas também para o público adulto. "Ficou um espaço muito bom reunindo vários trabalhos ediversos conteúdos em um só local, isso é interessante e agrega valor ao evento", comentou.
Pelo Instituto Federal de Machado (MG), o professor Leandro Carlos Paiva contou que somente no primeiro dia foram recebidas seis turmas de estudantes. "Fazemos a Semana da Ciência e Tecnologia em Brasília e aqui em Paraíso é a primeira vez que participamos e está muito bem estruturado,a cidade está de parabéns", anunciou. No espaço reservado são mostradas experiências sobre a qualidade do café e oficinas de classificação, degustação e barismo.
Entre o público participante, estudantes do ensino fundamental a universitários, como Raphael Montipó Freitas de Camargo, que está no 8º período do curso de Direito. "Os estudantes precisam descobrir e participar deste tipo de evento, pois, aqui amplia conhecimento e é um aprendizado diferenciado", observa. Junto com o amigo Murilo Marques dos Santos que estava participando do evento pela primeira vez eles adentraram a carreta do Senac, para participarem de uma oficina sobre Princípios da Cidadania."É muito interessante, encontrei até uma Livraria da Unesp, com ótimos produtos", conta.
Luiz Carlos Ezequiel Neto é estudante da escola municipal Maria de Lourdes Dizaró e ficou entusiasmado com as experiências. "Achei legal, porque tem bastante novidades, coisas que eu não sabia sobre energia solar. O que mais gostei foram as experiências com as lentes coloridas", relata. Para João Messias da Silva, da 7ª série da E. E. Paraisense, a visita foi boa. "Achei interessante porque descobri coisas novas que eu não conhecia", disse. Ele afirma que mais gostou da experiência com o globo de plasma.
A professora de Geografia, Ruth Leiquez aponta que este tipo de evento possibilita que o aluno aprenda na prática que se ensina na teoria. "Aqui é uma realidade diferente do que temos, é possível vivenciar a realidade, os experimentos chamam atenção e eles entendem melhor o conteúdo ensinado", diz. A vice-diretora da E. E. Paula Frassineti, Ellen Daiana Gonçalves, destacou a organização do espaço. "Realmente isso faz a diferença, tem o pessoal para orientar, tirar dúvidas, os espaços estão bem divididos é uma excelente oportunidade para os estudantes e as pessoas aprenderem mais", anuncia.
As atrações com palestras, oficinas e cursos, foram iniciadas na segunda-feira, 5, e vão até às 22h e, somente na sexta-feira, 9, é que as atividades encerrarão mais cedo, às 17h. Durante o evento estão sendo realizadas diversas palestras com temas diversos como "Tendências da tecnologia e o mercado de trabalho". Nos demais dias estão sendo abordados temas como elaboração de currículo, inclusão digital, software, relações interpessoais, comunicação e mercado de trabalho. Haverá emissão de certificados aos participantes. Outros detalhes da programação podem ser conferidos nos quadros abaixo.
O secretário professor Cícero Barbosa finalizou destacando que esse evento conta com o total apoio do prefeito Rêmolo Aloíse que não tem medido esforços para possibilitar que São Sebastião do Paraíso se torne um polo regional de educação científica e tecnológica visando a melhoria da qualidade da educação e consequentemente da qualidade de vida das pessoas.