GCM de São Paulo visita Secretaria de Segurança

10/09/2015

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil de São Sebastião do Paraíso recebeu na segunda-feira, 31 de agosto, a visita de representantes da Guarda Civil Metropolitana, de São Paulo. A iniciativa visa proporcionar a integração entre as duas unidade em um processo de intercâmbio. "Eles vieram conhecer a nossa estrutura da mesma forma como foi feito em vários outros municípios mineiros", comenta o comandante da Guarda Municipal, Miguel Félix. Durante o encontro, também houve interação em relação a cursos complementares para os guardas municipais de Paraíso.

Os visitantes são os guardas civis José Valter dos Santos e Marcos Barreto que integram a CGM de São Paulo. Conforme Miguel, eles fizeram uma apresentação da estrutura que possuem na capital paulista. "Foi um encontro muito produtivo de troca de informações em que eles ficaram surpresos com a nossa estrutura", diz. De acordo com o comandante da GM de Paraíso existem situações em que a instituição local está mais avançada. "Nós já temos um Plano de Cargos Carreiras e Salários definidos, existe também o nosso estatuto que dá fundamento às nossas ações", esclarece. Além de Paraíso, os guardas municipais paulistas visitaram outras cidades, como Belo Horizonte. "O objetivo é promover a integração entre estas instituições", cita Miguel.

Com a aprovação da lei nº 13.022 que dá poder de polícia às Guardas municipais tem se tornado cada vez mais intenso a busca de informações entre as instituições. "Esta lei permite entre outras situações o uso de arma de fogo e armas não letaism e nós já estamos nos preparando para esta situação", acrescenta o comandante. Miguel diz que a legislação lançada em 2014 dá prazo de dois anos para que as guardas municipais se adequem e isso ocorrerá no próximo ano. "Nós já estamos nos qualificando através destes encontros, cursos e trocas de experiências para não sermos pegos de surpresa", conclui o comandante.

Os guardas apresentaram uma proposta de cursos de capacitação ao secretário municipal Ronaldo Antônio Bernardes, juntamente com o comandante Miguel Félix de Souza e do subcomandante Robson Pimenta. A proposta será analisada pelo secretário e repassada ao prefeito Rêmolo Aloise.