Sedeagro participa de curso sobre tecnologia pós-colheita em hortaliças da Embrapa

26/08/2015

A engenheira agrônoma Rita de Cássia Ferreira e Silva, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) participou entre os dias 17 e 21 de agosto, em São Carlos (SP) do curso sobre Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças. Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no núcleo de instrumentação a iniciativa capacita profissionais do setor para o desenvolvimento de projetos nos municípios. Em Paraíso, por exemplo,  a intenção é de oferecer melhor assistência técnica aos produtores de olericultura.

Conforme o secretário Mauro Westin, a vaga utilizada pela Secretaria foi obtida através de contato pessoal  com pesquisadores da Embrapa. Eles reconheceram a importância do projeto em desenvolvimento no município. "Estive na Embrapa Instrumentação e quero agradecer aos doutores Paulo Cruvinel e Marcos Davi que, conhecendo o nosso projeto desenvolvido aqui, disponibilizaram a vaga para o nosso município, quando as inscrições já estavam encerradas", diz. Ele ressaltou que a engenheira agrônoma Rita de Cássia se prontificou em participar do curso que vai acrescentar mais conhecimento em relação ao que está acontecendo no mercado. "Também agradeço ao prefeito Reminho, que mesmo neste momento de dificuldade financeira dos municípios autorizou toda a documentação e a taxa de inscrição, possibilitando que os nossos produtores tenham as informações em primeira mão", acrescenta.

Mauro assegura que o Programa de Fomento a Horticultura (PFH) desenvolvido no município já deu passos largos como a parte de produção, produtividade e comercialização. "Agora temos que acompanhar esta etapa de processamento mínimo da agroindústria e todo o leque de atividade que possa vir a ter", acrescenta. O secretário cita ainda que, quem ganha com isso é a sociedade paraisense. "A região já está enxergando esta atividade desenvolvida em nossa cidade como uma futura política pública de desenvolvimento regional, isso é muito importante e temos de continuar trazendo o que há de melhor para o produtor, visando aperfeiçoar cada vez mais a comercialização do produto in natura, sem perder de vista os avanços da tecnologia de alimentos. Isso é fundamental em um futuro muito próximo para qualquer atividade agrícola", descreve.

Para a engenheira agrônoma Rita de Cássia, o curso realizado abordou questões ligadas às tecnologias, pós-colheita e cultivo de hortaliças. "Tratou sobre os cuidados que se deve ter para que os produtos tenham maior tempo de vida de prateleira e atinja o maior número de pessoas possível", destaca. Ela salienta que os cuidados devem começar ainda no campo com a necessidade de conscientizar o produtor a levar um produto de qualidade para o mercado consumidor. "Para isso foram apresentadas tecnologias já desenvolvidas, os equipamentos, as embalagens e os alimentos minimamente processados que, até podem ser  oriundos de alimentos com algum defeito estético (desclassificados para prateleiras), mas com a parte interna aproveitada", avalia.

Rita informou ainda que outros núcleos como a Embrapa Hortaliças, Ceagesp e outras empresas abriram suas portas para mostrar o que há de tecnologia no setor. "Foi uma semana com palestras e práticas, onde os pesquisadores e técnicos das instituições mostraram o que estão desenvolvendo no momento", explica. Ela destaca que o aprendizado enriquece o currículo e que o conteúdo será disponibilizado para os produtores locais assistidos pela Prefeitura. "Não é questão da gente ter uma  boa muda, ter uma produção, mas tem que saber como produzir, o manejo todo, o produto final, a hortaliça em si o que podemos fazer agora para atender outros mercados e aumentar a vida útil destes produtos", acrescenta.

Ela disse que esta oportunidade oferecida será de grande utilidade para o projeto que em expansão no município. "Agradeço ao secretário Mauro Westin, ao prefeito Rêmolo Aloise, bem como o pessoal da Embrapa por ter aberto as portas para mim e os demais participantes", cita. Rita de Cássia atua na estufa de produção de mudas de olerícolas e tem participado junto aos produtores no campo. "Agora estou caminhando para fazer uma assistência técnica mais frequente, já atendemos alguns produtores e já estamos tendo resultados positivos. Está sendo muito gratificante trabalhar com o pessoal, é bem recíproco estou indo com informações e também buscando uma bagagem bem maior. Com este curso posso começar a trabalhar com eles em mais uma etapa", finaliza.