Notícias | + Listar todas
Conferência Regional da Juventude é realizada em Paraíso
21/08/2015
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, realizou nos dias 10 e 11 de agosto, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a 1ª Conferência Regional de Juventude, etapa da 3ª Conferência Nacional da Juventude. Durante a conferência foram discutidas e analisadas as reivindicações para propor ações junto ao poder público, com foco nas políticas públicas de juventude. Durante o evento também foram realizadas palestras, elaboradas propostas e eleição dos delegados para a conferência estadual.
Nos dois dias de evento foram reunidos mais de 200 participantes representantes de escolas de São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Itamogi e Pratápolis. Além de estudantes, havia membros do Parlamento Jovem de Paraíso e da Câmara Jovem de Itamogi, servidores públicos, membros de entidades assistenciais do município, e representantes da comunidade em geral. A Conferência Regional de Juventude é um mecanismo de participação popular em debates e avaliações que interferem diretamente no rumo das políticas públicas para este segmento, reconhecendo a sociedade civil como principal ator nesse processo. O objetivo da Conferência é o de atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do capital humano, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil.
Os trabalhos foram desenvolvidos em cima de vários eixos temáticos de discussão como Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil, direito a educação, profissionalização, ao trabalho e renda; direito a diversidade e a igualdade; à saúde; à cultura; à comunicação e liberdade de expressão. Também foram assuntos entre os debates questões como desporto, lazer; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade; além de segurança e justiça.
O evento é uma espécie de preparação para o encontro estadual previsto para acontecer nos dias 2, 3 e 4 de outubro. "O objetivo é discutir políticas públicas voltadas para a juventude e também conscientizar sobre a importância da juventude na sociedade atual", define Cícero Barbosa. O secretário destaca que os debates locais foram em torno de assuntos preestabelecidos e em sintonia com que estará sendo discutido no Estado e depois com representantes de todo o País na conferência nacional. O tema da conferência em Minas Gerais para o ano de 2015 é "Construindo a Minas da Juventude Gerais".
Na abertura dos trabalhos no primeiro dia de conferência foi realizada palestra com o juiz federal Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, que abordou sobre Direitos Humanos e Segurança Pública. Na sequência houve palestra com o professor da Unesp – Araraquara, Francisco José Carvalho Mazzeu, que falou sobre o Direito ao Trabalho, à Profissionalização e à Renda. Por último também ocorreu palestra com Antônio Augusto Garcia Veríssimo, diretor de Enfrentamento de Violência contra a Juventude, do Governo de Minas Gerais.
No segundo dia foi realizada uma mesa de discussões temáticas com a presença do secretário municipal de Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa e do secretário municipal de Esporte, Tomás Martins. Também participaram do debate, o representante da secretaria municipal de saúde, Gilmar Machado, que falou sobre o direito à saúde. Houve ainda nesse dia a palestra sobre respeito do direito à diversidade e igualdade com Eloíse Iara David. No final dos trabalhos foram apresentadas as propostas de políticas públicas encaminhadas pelo participantes durante o evento e realizada a eleição dos delegados titulares e suplentes que representarão a região na conferência estadual.
Na avaliação do presidente da comissão organizadora da conferência, professor Cícero Barbosa, o evento regional alcançou seu propósito de ser um espaço aberto ao diálogo e à orientação dos jovens da região sobre as diversas temáticas envolvendo as políticas públicas relacionadas à juventude. Cícero destacou ainda que essa conferência é fruto do envolvimento do prefeito municipal, Rêmolo Aloíse, que tem sido um grande incentivador de políticas públicas para os jovens paraisenses. O secretário destacou, ainda, que dentre essas políticas públicas incentivadas pelo prefeito Reminho, está a implantação e oferta dos cursos técnicos e de qualificação profissional em parceria com institutos federais, além da implantação do polo da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).
Cícero destacou também que a realização da conferência com essa proposta regional atendeu a uma solicitação da Subsecretaria de Juventude de Minas Gerais e a adesão das prefeituras de São Tomás de Aquino, Itamogi e Pratápolis. O professor agradeceu ao apoio e parceria dos secretários Rogério Peres Pires (Assistência Social) e Maria dos Reis Silva (Educação) da cidade de Pratápolis, da secretária de Educação de São Tomás de Aquino, professora Célia Guiraldeli, e o envolvimento da secretaria de educação de Itamogi. “Com esse trabalho e parceria regional, podemos sem dúvida construir melhores políticas públicas para antender a juventude de nossa região”, finalizou Cícero.
Para o secretário de Esportes, Tomás Martins, a realização da conferência teve um caráter muito importante de apresentar ao jovem paraisense as ações que o município vem desenvolvendo para a juventude e também ouvir o que os jovens desejam.
Os delegados eleitos para representar a região na etapa estadual da conferência da juventude foram: da cidade de São Tomás de Aquino – João Vitor Martins e Milena Souza Moreira (representantes da sociedade civil) e Rosilene Aparecida Bueno (representante do governo); da cidade de Pratápolis – Lucas Garcia Gomes e Nathália Pedroso Andrade Silva (representantes da sociedade civil) e Rogério Peres Pires (representante do governo); de São Sebastião do Paraíso – Adriano Rosa da Silva (representante do governo), Leonardo de Castro Nunes e Rebeca Ribeiro Dias (da sociedade civil).
As propostas apresentadas nos diversos eixos da conferência foram sistematizadas para encaminhamento à Comissão Organizadora estadual, dentre as propostas destacam-se a ampliação das vagas de cursos profissionalizantes, técnicos e superiores, criação de um centro de referência para a juventude, criação do conselho municipal de juventude, realização de eventos para os jovens, e disponibilização de atividades culturais e esportivas para todos.