CSU 2 de Paraíso recebe lutadores de MMA e Muay Thay

20/08/2015

São Sebastião do Paraíso foi palco do 1º Campeonato Amador de MMA (Artes Marciais Mistas) e MuayThay realizado no sábado,15, no ginásio do Centro Social Urbano 2, no Jardim Planalto, onde foi montado o octógono. No local dezenas de competidores, homens e mulheres, estiveram em combate. Considerado mais do que um esporte e sim um estilo de vida, a atividade tem ganhado cada vez mais um número maior de adeptos. Um dos destaques paraisense na competição foi Roni Vargas que se prepara para competir no Paraná.

O campeonato reuniu lutadores de toda a região. Participaram do evento lutadores de Franca, Ribeirão Preto, Mococa, além de competidores de cidades vizinhas como Cássia, Pratápolis, Jacuí e Arceburgo. De acordo com o organizador do evento, Weder Alves de Medeiros, a iniciativa de realizar o campeonato na cidade é verificar como estão os adeptos da atividade no município. Mais de 200 pessoas compareceram na tarde de sábado no ginásio e vibraram intensamente com os combates.

Vinícius Fontes, é integrante da equipe MTC peso pesado de Franca. "Sempre tenho participado de campeonatos por toda a região, como Ribeirão Preto e Jaboticabal. É um esporte que para mim representa muito, um estilo de vida, que requer muito treinamento, alimentação balanceada e exige muita disciplina", relata. De Paraíso, o lutador Rodrigo Lima diz que faz treinos há três anos e o campeonato na cidade acaba sendo uma vitrine. "É um atrativo a mais pelo esporte, tenho certeza que vai chamara atenção das pessoas que estão a que vamos ter ais participantes", opina.

Luana Gonçalves foi a vencedora da primeira disputa e estava bastante emocionada com a vitória. "É um momento importante para mim, estou muito feliz e eu nem esperava. Este foi meu primeiro combate e agradeço a todos que me apoiaram", disse. A disputa foi bastante acirrada em uma luta equilibrada em que a decisão sobre a vitoriosa ficou a cargo dos juízes. "Valeu, agora é continuar treinando, manter a disciplina e preparar para outros combates", comenta Luana.

De Pratápolis, os integrantes de uma academia estavam empolgados com o evento. Ulisses Moskoski era um dos lutadores do grupo. "Já participei de outras duas lutas em Pratápolis e Mococa quando sai vencedor e aqui espero manter os mesmos resultados" relata. Para o treinador José Nilton, a presença do grupo em Paraíso é em retribuição a competição organizada em sua cidade em que os paraisenses colaboraram. "É uma atividade que traz crescimento, bem estar e hoje viemos prestigiar o pessoal da cidade", afirma.

A Secretaria Municipal de Esporte da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso tem dado total apoio à atividade. Além de ceder o espaço para este campeonato amador, já estão sendo estudadas outras parcerias. “É uma vontade nossa resgatar, principalmente esportes de artes marciais, que já teve campeão mundial de Paraíso. Nosso objetivo e fortalecer todas as modalidades principalmente através de parcerias”, enfoca o secretário Tomás Martins. Em 18 de outubro será realizado um campeonato de Jiu Jitsu, quando serão recebidos cerca de 600 lutadores na cidade. Um dos destaques entre os competidores da cidade é Roni vargas.  No próximo dia 22 de agosto, ele participará do Fighten Decagon MMA Championship, em Londrina. O atleta paraisense vem acumulando pontos e intensificando os treinamentos e competições  visando se profissionalizar.

fotos: Gustavo Cezarino