Paraíso inicia campanha de vacinação

19/08/2015

A campanha de vacinação contra a poliomielite já está em andamento em São Sebastião do Paraíso. Os trabalhos foram iniciados no sábado, 15, quando centenas de crianças compareceram aos cinco postos de vacinação localizados no município e também no distrito de Guardinha. Durante praticamente todo o dia, todas as salas de vacina ficaram lotadas com a presença dos pais e responsáveis que levaram as crianças de seis meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias para serem vacinadas.

O objetivo da campanha é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos, mantendo o país livre da doença. Em São Sebastião do Paraíso a estimativa é de que 3.762 crianças sejam vacinadas até o final do mês. A vacina é gratuita e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as Unidades Básicas de Saúde do Brasil, sendo considerada segura e eficaz, não havendo contraindicações. Apenas as crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, com hipersensibilidade a algum componente da vacina ou que estejam em contato com pessoa imunodeprimida devem evitar a vacinação.

Rosinari da Silva, mãe de Isac Emanuel de apenas dois anos, conta que preferiu ir logo no início da campanha. "Hoje é um dia mais tranquilo para mim, pois durante a semana é corrido e, mesmo aqui estando cheio hoje, não vou me preocupar em trazê-lo depois", diz.  Ela diz que como a vacina contra a polio é só gotinha "não tem choro", comenta aliviada. Danilo Pereira da Silva é o pai da pequena Manuela Varela Silva, de apenas dois meses e também foi ao posto de vacinação no sábado. "Temos que cumprir com o nosso dever e o importante é vacinar para prevenir contra a paralisia", relata. Como viaja muito a trabalho, ele destaca que, quando está na cidade em dias de vacinação, faz questão de acompanhar a filha.

Ronaldo da Cruz também é outro pai que acompanha o filho na vacinação. "A gente está junto em todos os momentos, hoje a mãe não pode vir e estou aqui para fazer a minha vez". O filho Eduardo de quatro anos, comentou: "gosto de vacinar, por causa do Zé Gotinha, para ficar forte", disse. Mariza Volpe Diogo, frisou que seus filhos Luiz Felipe e Luiz Maurício estão com o cartão de vacinação em dia."Temos que cuidar da saúde e a vacina faz a diferença", comenta.

No período de 15 a 31 de agosto de 2015, os pais e responsáveis pelas crianças menores de 5 anos terão o compromisso de vacinar as crianças contra a poliomielite. Nos dias úteis, entre 17 a 31 de agosto, o Posto de Puericultura funcionará em horário especial: das 8h às 19h. As demais salas trabalharão em horário normal (das 7h às 11h e das 13h às16h). Excepcionalmente, nos sábados 22 e 29 de agosto, a Sala do Posto de Puericultura trabalhará no horário das 8h às 16h.

Também chamada de “paralisia infantil”, a poliomielite é uma doença contagiosa grave que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. A doença pode causar flacidez muscular nos membros inferiores, provocando paralisia. Nas formas não paralíticas, os sintomas mais comuns são: febre, mal estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. A única maneira de prevenir a doença e impedir que o vírus volte a circular no Brasil é vacinando todas as crianças.

A poliomielite pode ser transmitida por secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas, ao falar ou tossir. A infecção também pode ocorrer através do contato com fezes de indivíduos infectados, por isso a transmissão é facilitada em locais com falta de saneamento e higiene. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

Foi montado um cronograma especificando as datas para vacinação nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), nas escolas, zona rural e instituições como Lar Pedacinho do Céu e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), conforme demonstrado abaixo:

Dia 20 – quinta-feira: CMEI Vinicius Scarano – Casa Menino Jesus.
Dia 21 – sexta-feira: CMEI Messias Alves Luiz Cerize – Verona - APAE.
Dia 22 – sábado: Termópolis – Fazenda Chapadão – Fazenda Condor e localidades adjacentes.
Dia 24 – segunda-feira: CMEI Ver. Antonino José Amorim – São Pedro – CMEI Otília Amaral Soares – Vila Formosa.
Dia 25 – terça-feira: Morro Vermelho (Referência: Escola Municipal Morro Vermelho).
Dia 26 – quarta-feira: Unidade de Saúde Cidade Industrial.
Dia 27 – quinta-feira: Termópolis (Unidade de Saúde e Escola Municipal).
Dia 28 – sexta-feira: Volpes (Referência Escola Municipal Napoleão Volpe).
Dia 29 – sábado: Condomínio Cachoeira.
Dia 31 – segunda-feira: Marques (Escola Municipal Roque Scarano).