Projeto Educando para o Trânsito retoma as aulas

14/08/2015

A coordenação do projeto Educando para o Trânsito retomou nesta semana as aulas nas escolas municipais em São Sebastião do Paraíso. Neste período serão atendidas oito turmas de sete escolas sendo que, no Distrito de Guardinha, serão duas turmas. Nas aulas inaugurais de todas as escolas também estará presente o mascote da Guarda Municipal, o João Guardião que participará das atividades com os alunos.

A expectativa é de que neste período sejam atendidos cerca de 200 alunos no projeto. Conforme a coordenadora, GM Gisele Maria da Silva, as aulas acontecerão em dois períodos, de manhã e à tarde. Ela disse que o trabalho realizado no primeiro semestre foi um grande sucesso e que a expectativa agora é manter o mesmo nível de aprendizado. "Chama atenção da gente a forma como as crianças assimilam o conteúdo e se tornam multiplicadoras dos ensinamentos que são passadas. Isto é muito importante porque, além delas aprenderem, também os familiares são instruídos pelas crianças", observa.

Durante o projeto são passadas noções e regras de trânsito, sinalização e informações sobre a legislação, as funções de cada parte integrante do trânsito. "Procuramos abordar tudo aquilo que está relacionado ao cotidiano do trânsito e que é vivenciado por eles, tirando dúvidas e promovendo reflexões", aponta a coordenadora. Ela destaca ainda o apoio dos professores, das diretoras das escolas, juntamente com o interesse das famílias e dos alunos. "A proposta é fazer com que eles se tornem cidadãos conscientes e futuros motoristas cumpridores das regras", anuncia Gisele.

O início dos trabalhos ocorreu na segunda-feira (dia 10) na Escola Municipal Campos Amaral. Na terça-feira foi a vez da Casa São Francisco pela manhã e as duas turmas da escola Francisco Daniel em Guardinha, no período da tarde. Na quarta-feira o atendimento foi na E. M. Wulfida Marcolini (bairro Maria Italiana) e à tarde na Casa São Francisco. Na sexta-feira, 14, as aulas serão na Escola Municipal Ibrantina Amaral (bairro Verona), nos dois períodos.

fotos: Divulgação