Prefeitura entrega certificados a feirantes

07/08/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) realizou na tarde de segunda-feira, 3, a entrega de 50 certificados de “Excelência e Qualidade” para feirantes e produtores rurais que integram a Associação Feira da Estação. “Este é o reconhecimento da administração pela evolução do trabalho que vem sendo feito há dois anos quando iniciamos a reestruturação do setor”, disse o secretário Mauro Westin. O evento contou com a participação do prefeito Rêmolo Aloise que partilhou com os presentes suas experiências de produtor rural.

Durante o evento realizado em uma sala do Polo e-Tec da Prefeitura, os produtores foram reunidos para uma apresentação e resumo do trabalho desenvolvido com o setor desde o início da administração. As atividades tiveram início com o processo de revitalização das feiras livres, criação de novos pontos de comércio, além de cursos, treinamentos e assistência oferecida através da Sedeagro. Um dos pontos altos do Programa de Fomento à Horticultura (PFH) foi a instalação de uma estufa onde já foram produzidas mais de 2,8 milhões de mudas de olerículas de várias espécies e distribuídas gratuitamente aos produtores.

Em pronunciamento, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Comders), Edivino Miguel de Souza, disse que o setor se sente valorizado pelo trabalho que a Prefeitura vem realizando. “Queremos agradecer a parceria e o apoio do prefeito, desejamos que este projeto tenha continuidade, que as coisas boas sejam conservadas para que daqui uns 10 anos, não sei quem será o presidente do conselho, o secretário e o prefeito, mas que continue havendo produção, muito trabalho e dinheiro no bolso”, anunciou.

O secretário Mauro agradeceu a iniciativa do prefeito pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário. “O primeiro passo foi dado e temos todo o apoio da prefeitura. O que temos feito é incentivar, dar condições para que se produza com qualidade, que se comercialize bem, quem compre fique satisfeito e assim tem sido. Temos que enxergar na frente, pois, o setor de HF gera renda rápida e hoje somos uma vitrine para as outras cidades”, comenta.  O secretário afirmou ainda que a continuidade do sucesso do projeto das feiras livres depende dos produtores e feirantes. “Só temos a agradecer esta relação de confiança. É um orgulho poder prestar esta homenagens a cada um de vocês”, enfatiza.

O presidente da Associação dos Produtores de Hortifruti de São Sebastião do Paraíso (Aprohort), Luiz Moreira Amâncio, ressaltou que a produção local está tendo ótima aceitação na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) de Ribeirão Preto. “Os resultados estão cada dia mais satisfatórios, a qualidade do nossos produtos está sendo muito elogiada  a  melhor notícia é que estamos conseguindo vender tudo e ampliando o volume de pedidos”, explica.

O prefeito Reminho fez questão de estar presente ao evento e entregou o primeiro certificado aos produtores rurais e feirantes. “Paraíso tem vocação agrícola é daqui que vem a nossa riqueza. O que temos feito é apoiar aqueles que querem trabalhar. Hoje é um motivo de orgulho ver as nossas feiras movimentadas, os produtores animados com suas famílias, ampliando a produção, gerando emprego e renda. Isso nos enche de orgulho, não tem crise, temos esperança e fé”, anunciou. Ele também falou de suas experiências enquanto produtor de café, criador de gado e produtor de arroz agulhinha.

Para a feirante Maria do Carmo Soares de Souza, o momento é de muita felicidade. “Temos trabalhado muito e este diploma representa que tudo o que temos feito, tem valido a pena, os resultados são cada dia melhores, só temos de agradecer pelo apoio”, diz. A mesma opinião é compartilhada pelo produtor Adriano Marmo Freiria. “É importante este reconhecimento que nos incentiva a melhorar cada vez mais, a produzir mais e melhor. Uma homenagem desta nos deixa valorizados enquanto famílias e produtores”, comenta.

Conforme a feirante Rute Lemes, o certificado é uma recompensa. “A gente luta todos os dias, nunca tinha recebido um diploma. Agradeço a secretaria, a prefeitura por todo apoio e oportunidade que tem nos oferecido. A gente procura fazer a nossa parte”, conclui. O presidente da Associação Feira da Estação, Antonio Aparecido de Carvalho, os produtores e feirantes estão satisfeitos.”O trabalho está sendo feito, a Prefeitura tem nos ajudado muito junto com o pessoal todo da secretaria e com isso todos estão trabalhando e ganhando o seu sustento, de forma organizada”, aponta.

De acordo com o produtor Reginaldo de Souza Aguiar, o resultado de todo empenho é o diferencial que está sendo apresentado. “Podemos ver os resultados nas feiras, nas comercializações externas, na produção de qualidade e no aumento de volume. O pessoal está incentivado, valorizado e querendo mais. Este é um momento de reconhecimento e valorização, o produtor hoje tem sua casa se sente à vontade com sua família e está agradecido por tudo que tem acontecido”, finaliza.

No final da cerimônia o prefeito anunciou que, atendendo ao pedido do secretário Mauro Westin, autorizou a compra de uma plantadeira de cenoura, beterraba e rabanete que será cedida aos produtores de HF e  possibilitará o aumento da produção dessas culturas no município.

fotos: Gustavo Cezarino