Pacientes fazem retorno da cirurgia de catarata

04/08/2015

Os 779 pacientes que em maio deste ano realizaram cirurgia de catarata através do “Projeto Ver Bem Viver Melhor" realizado pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, foram chamados para as avaliações médicas de retorno no período de 24 de julho a 1° de agosto. Conforme informações do diretor municipal de Saúde, Christian Alves Neto, "o retorno é apenas para os pacientes que fizeram a cirurgia de catarata e o procedimento visa dar maior efetividade na recuperação após as cirurgias”.

Diversos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde entraram em contato com os pacientes que realizaram as cirurgias, informando as datas e os horários para o retorno médico, que se faz necessário para acompanhar o andamento do procedimento nos primeiros meses pós-cirurgia. Esse é o segundo retorno médico que o paciente realiza, pois o primeiro aconteceu no dia seguinte à cirurgia, na estrutura montada para essa finalidade, na Arena Olímpica. De acordo com Christian, é um momento de grande importância para o paciente pois, a avaliação detecta o grau de evolução e se houve alguma complicação na fase pós-operatória. "Naquela oportunidade foi feita a avaliação da cirurgia, onde foi analisado o processo de cicatrização, bem como  a necessidade de se fazer outros procedimentos, como uso de óculos de correção da vista e outras situações", explica.

No mutirão realizado em 2015 pela Prefeitura foram efetuados mais de dois mil atendimentos, totalizando 879 cirurgias e dessas, 779 são de catarata, 81 pterígios e 19 exereses. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde através do “Projeto Ver Bem Viver Melhor”, em conjunto com o  Instituto de Olhos Fábio Vieira, de Ribeirão Preto/SP.

Evolução da Cirurgia

Mais de 50% das pessoas com mais de 60 anos sofrem de catarata — um turvamento progressivo do cristalino, que interfere na absorção da luz que chega à retina. Com isto, perde-se na qualidade da visão. Os portadores de catarata normalmente a explicam como se estivessem olhando através de uma queda de água ou através de uma folha de papel, de forma embaçada ou com a diminuição da visão. Assim, a leitura fica muito mais difícil e até dirigir um carro pode ser perigoso. Além disso, o portador de catarata pode sentir incômodos com luz forte ou até ver halos de luz.

Atualmente a cirurgia de catarata é realizada em ambulatórios e consultórios e pode demorar apenas alguns minutos. Logo após a intervenção os pacientes recebem alta, vão para casa, necessitando apenas de alguns cuidados essenciais. Hoje a cirurgia de remoção da catarata se dá por meio de uma técnica chamada de facoelmulsificação ou cirurgia de catarata com pequena incisão, como ocorreu no mutirão realizado em Paraíso.

É usada uma anestesia tópica (local) na parte branca do olho (esclera) ou na córnea clara. Assim, a catarata é fracionada em partículas microscópicas usando o ultrassom e sendo aspirada pelo olho. Para compensar a remoção do cristalino, implanta-se uma lente intraocular. Com a evolução da oftalmologia, a cirurgia de catarata hoje é muito simples, pois medicamentos como os colírios anestésicos usados na cirurgia evitam desconfortos para portadores do problema, além da própria técnica que evoluiu significativamente. Assim, as pessoas podem se sentir mais seguras e confiantes no resultado final da cirurgia. Graças à evolução atual nesta área, os resultados são excelentes.

Quanto à recuperação é preciso considerar que as pessoas são fisicamente diferentes, mas uma grande maioria apresenta melhoras quase que imediatas, podendo retornar as atividades em dois ou três dias. Outras pessoas informam estarem muito melhores do que no período anterior ao surgimento da catarata. Em alguns casos, tempos após a cirurgia, pode ocorrer um embaçamento da membrana que se localiza atrás na pupila, problema este que pode ser resolvido através um de tratamento rápido no próprio consultório médico.