Guardas Municipais cursam sobre uso do bastão tonfa

31/07/2015

Cinco integrantes da Guarda Municipal de São Sebastião do Paraíso participaram de um curso de imobilização e condução com bastão tonfa. O treinamento foi ministrado pela empresa Copbaval, de Boa Esperança (MG). No final das atividades foram entregues certificados e tarja de ombros para ser usada no ombro, aos concluintes dos curso.

O objetivo do curso é de se fazer uma reciclagem e aperfeiçoamento das técnicas de segurança em abordagem. A  iniciativa também tem o intuito de prevenir e garantir a segurança dos guardas municipais e do cidadão abordado durante uma possível necessidade de atuação. O  curso  teórico  e  prático  foi  ministrado  pelo  professores  Barreto, Valter  e  Erivelson  todos  guardas  municipais  e  que  hoje  fazem  parte  da  Copbaval e teve duração de 10 horas.

Na parte teórica foram  passados  vídeos  de  abordagens  mostrando  o  que  se  deve  ou  não  fazer  na  ocorrência, visando  a  segurança. Já na parte prática foram relembradas mais de 12 técnicas de  imobilização  utilizando o bastão  tonfa  e  o  cuidado para não  ferir  o  cidadão abordado  e  nem  a  si  próprio,  usando além  de  técnicas  práticas,   também  psicológicas, tanto em  pé  quanto  no  chão. O curso foi totalmente ministrado dentro da visão do uso progressivo da força e dos direitos humanos.

O bastão

Com o surgimento de novos equipamentos e armamentos menos letais, sempre surge a dúvida sobre continuar com o mesmo equipamento ou armamento que está acostumado a usar ou trocar pelo novo e aprender tudo de novo. O cassetete ou bastão retrátil é essencialmente um objeto contundente, usado como arma menos que letal, feito de madeira, plástico ou metal. Eles, geralmente, são portados por policiais, agentes penitenciários, agentes de centro de detenção de menores de idade, militares, guardas municipais, vigilantes, seguranças ou por pessoas comuns para autodefesa. Outros usos para cassetetes ou bastões retráteis incluem controle de distúrbios civis, controle de brigas generalizadas ou imobilização e contusão de criminosos que resistem a prisão.

O cassetete ou bastão pode ser usado para contundir, imobilizar, defender de um golpe ou usar como instrumento para imobilização por meio de "mata-leão", fazendo com que o criminoso perca momentaneamente a capacidade respiratória vindo a enfraquecer até cessar a resistência à ação policial. A ação mais comum no uso desse tipo de armamento é um simples e direto golpe que, por contusão, cessa a ação de resistência do criminoso, ou o seu ataque físico contra o policial.