"Café com Cultura" debate mídias sociais

31/07/2015

O Departamento de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promoveu na noite de sexta-feira, 17 de julho, a primeira edição do Café com Cultura. O encontro reuniu dezenas de pessoas e teve como palestrante a psicóloga Nayara Lemos Oliveira, que abordou o tema "Mídias sociais e a sociedade do espetáculo". A iniciativa foi bastante elogiada pelos participantes e deverá motivar novos debates relacionados a vários outros temas culturais. "Foi muito positivo este primeiro encontro, tivemos uma participação significativa e é isto que queremos, refletir sobre a nossa cultura, a sociedade e os fatos que estão ligados ao nosso dia a dia", comentou a diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni.

Na abertura dos trabalhos, a diretora informou ao público composto por jornalistas, escritores, artistas representantes de diversos segmentos culturais que está de portas abertas  para recebê-los. O objetivo é envolver a comunidade local em debates que ajudarão a formatar o Plano Municipal de Cultura. "Vamos promover este trabalho em conjunto, compartilhando ideias, promovendo debates e refletindo sobre o envolvimento da nossa sociedade e a cultura", enfatiza Cinara.

Na palestra proferida pela psicóloga Nayara, ela abordou sobre a influência das redes sociais, a comunicação de massa sobre grande parte das pessoas. "O silêncio é um dos grandes pavores das pessoas", afirmou. Ela falou sobre a instantaneidade, a velocidade com que os fatos e acontecimentos são relatados. "Hoje não existe a preocupação de quem sou, o que sou e sim como a pessoa se apresenta à sociedade do espetáculo", comenta.

A psicóloga destaca a necessidade das pessoas em serem lembradas, vistas e serem participantes ativas de vários fatos. "Seja através do curtir, do compartilhar, do postar, do comentar um assunto, ninguém quer ficar de fora", observa. Fato atual é que os blogs da atualidade são diferentes do antigo diário. "Escrevia-se um diário que parecia ser algo secreto, mas o intuito era ser descoberto. Afinal de contas quem escreve algo para não ser lido?", questiona. Atualmente as pessoas querem é estar em evidência e estar na rede sociais onde existe platéia é quase uma competição.

Nayara alerta que existe um limite para que esta situação não se torne uma doença. "As pessoas quase morrem se ficam sem sinal de internet, se o wi-fi falha, se não possui o celular, já não basta ter um simples aparelho, tem que ser aquele da última moda 3G, 4G; o de última geração", comenta. Influência da sociedade capitalista que estimula o consumo .O quadro traz reflexos sobre as relações sociais. "As pessoas estão perdendo aquela coisa da conversa olho no olho, por outro lado se sente encorajada em criticar, em opinar", destaca. Enfim ela resume : "o senso crítico virou senso comum.”

De acordo com Cinara, o Departamento de Cultura promoverá outros debates. A partir desta abertura serão construídas estratégias de interlocução com a sociedade e diversas maneiras de valorizar e reconhecer os trabalhos e ações realizadas na sociedade. "Todos estão convidados e esta participação será importante para o nosso processo de construção que é coletiva e envolve a todos que se interessem e desejem contribuir neste processo", finaliza.