Feirantes de Paraíso realizam treinamentos

27/07/2015

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) promoveram durante esta semana oficinas de capacitação sobre formação de preço de venda; planejamento e como controlar seu dinheiro. Foram quatro dias de treinamentos com temas relacionados a gestão do próprio negócio. No encerramento das atividades, os participantes manifestaram contentamento por mais uma oportunidade de aprendizado, como destacou o feirante Urias Rodrigues Divino. "Aprendemos várias questões relacionadas ao cotidiano que nos ajudam muito na administração das contas pessoais e no nosso trabalho", destaca.

Conforme Érica Paschoini, chefe do setor de Elaboração de Eventos, Difusão Tecnológica e Treinamentos da Sedeagro, é importante proporcionar o acesso a este tipo de informação. "Este foi um dos motivos para realizarmos este treinamento  em parceria com o Sebrae, com o objetivo de treiná-los e capacitá-los para ter sucesso em seu  negócio", descreve. Os temas foram ministrados consultor Luiz Carlos Caldeira Júnior. "Tivemos diariamente cerca de 20 participantes por oficina e o pessoal está saindo bastante satisfeita com o aprendizado, numa relação mútua de interesse entre as partes", relata Érica.

Para a artesã e feirante Lucivânia Naves Queiroz, o curso "foi tudo de bom", resumiu. "Foi maravilhoso, construtivo e pude atualizar informações participando todos os dias, porque são passadas orientações essenciais para o desenvolvimento do nosso trabalho no dia a dia", comenta. A mesma opinião é compartilhada pelo produtor Luiz Moreira Amanso."É importante que saibamos como comprar, vender, planejar as ações e assim evitar gastos e despesas desnecessárias, realmente valeu a pena", diz.

O reconhecimento pelo apoio aos  produtores veio de Urias Rodrigues. "Quero agradecer a Secretaria, ao Sebrae, por tudo que tem feito por nós. Tive a oportunidade de participar da parte de vendas e administração e as informações passadas, a forma que nos é ensinado realmente ajuda que possamos aprender o jeito certo de fazer o negócio funcionar, ser rentável e lucrativo", afirma

De acordo com o consultor Luiz Carlos, o grupo que participou das oficinas foi bastante interativo. "O rendimento foi muito satisfatório, precisamos disso, pessoas interessadas e comprometidas em aprender. O conteúdo transmitido é formado por questões que são trabalhadas diariamente, ajudam a saber planejar, vender  e comprar, enfim, são detalhes que fazem as estratégias de negócio", informa. Ele ressalta ainda que é preciso saber ter controle das receitas, separar as rendas e as contas.

Luiz Carlos disse  que o trabalho do Sebrae vem de encontro com a proposta da Sedeagro. "Estamos trabalhando em parceria com o objetivo de levarmos o conhecimento e os produtores que participaram conosco estão inseridos neste contexto. A nossa meta aqui é ajudá-los a atingir seus objetivos e capacitá-los em relação a gestão de seus negócios", conclui o consultor.