Prefeito debate criação de Batalhão de Fronteira

23/07/2015

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloise, recebeu na manhã de quinta-feira, 23, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Ronaldo Antônio Bernardes, juntamente com o comandante da 20ª Companhia da Polícia Militar Independente, tenente coronel Sandro Wesley de Oliveira. Durante o encontro eles conversaram sobre a possibilidade de criação no município de um Batalhão de Fronteira. Segundo informações, a Prefeitura já teria uma área para a instalação da unidade e também conta com recursos de R$ 1 milhão destinado pelo deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB/MG).

Desde a posse do novo comandante da PM, ocorrida no início do mês, o prefeito Reminho já havia se disponibilizado em continuar realizando um trabalho em parceria com a Polícia Militar. Ele chegou a mencionar em pronunciamento que a segurança pública é uma de suas prioridades para o município. Na oportunidade, o Executivo reivindicou atenção especial para o policiamento no Distrito da Guardinha. O município construiu nesta gestão a sede da Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), instalada no bairro São Judas Tadeu e promoveu reforma das instalações da sede da PM em Guardinha.

Também durante o encontro, o comandante da Polícia Militar frisou que teve a iniciativa de buscar junto ao Estado quatro câmeras de monitoramento para o Distrito de Guardinha. E, mais uma vez, Reminho se colocou à disposição para o apoio nesta empreitada.

Fronteiras e divisas

Desde 2013, a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais vem realizando um trabalho integrado visando proteger as divisas do Estado. Periodicamente são realizadas blitzes visando coibir a entrada de drogas, armas e outros materiais ilícitos nestas regiões. O trabalho coordenado pela secretaria e realizado pelas policias Militar e Civil tem ainda a participação da Polícia Rodoviária Federal, Receita Estadual e Federal e do Corpo de Bombeiros e já se tornaram rotina das rodovias das áreas limítrofes de Minas. As ações de abordagens, batizadas de Operação Divisas Seguras, acontecem sem anúncio prévio e em pontos diferentes do Estado. Na região é feito em São Sebastião do Paraíso, Capetinga, Arceburgo e Poços de Caldas.

foto: Gustavo Cezarino