"Educando para o Trânsito" realiza formatura

17/07/2015

Os alunos da Escola Municipal Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto) participaram na noite de quinta-feira, 9, da cerimônia de formatura do projeto "Educando para o Trânsito". Realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, o projeto desenvolvido por integrantes da Guarda Municipal atendeu neste primeiro semestre de 2015 cerca de 230 estudantes. O comandante da GM, Miguel Félix, enfatizou que o trabalho feito com as crianças gera resultados imediatos, "eles multiplicam os conhecimentos e desde pequenos se tornam mais conscientes as normas de trânsito", observa.

No início do mês já havia sido realizada a formatura dos alunos do 4ª ano das escolas municipais Noraldino Lima (centro) e Hilda Borges Pedrosa (Veneza). O evento realizado nas dependências do Teatro Municipal foi marcado por muita animação e emoção. Para a coordenadora do projeto, a GM Gisele Maria da Silva, este é um momento de agradecimento. "São momentos de convivência que marcam a vida da gente, principalmente pelo aprendizado, a resposta positiva ao que foi proposto, tudo isso é muito gratificante", define.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Segurança, Ronaldo Antônio Bernardes. Também estiveram presentes pais, professores, diretores, representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, Tiro de Guerra e a Guarda Municipal. Durante o evento houve a encenação de parte da peça teatral Vida em Trânsito, da Cia. de Trânsito, que reproduziu cenas sobre os cuidados e a importância da obediência do respeito as normas de trânsito.

Para a professora Celene Donizete Silva de Paula, as crianças participam do projeto com entusiasmo. "As mudanças de comportamento a gente percebe no dia a dia porque eles nos contam sobre o aprendizado e como vivenciam a nova realidade junto aos familiares", diz. Marcelo Vieira de Melo é pai da aluna Geovana Faria de Melo e confirma que ela está em fase de aprendizado. "Ela está mais observadora, aponta o que é certo e errado, isso é muito importante", define.  Opinião semelhante tem Marcelo Aleixo da Costa, pai de Gabriel Aleixo. "Agora ele está mais ativo, as crianças de hoje são mais instruídas, os métodos de ensino são mais fáceis e isso fará a diferença quando ele for motorista", prevê.

Débora Rosa Lima é mãe de Isabel Lima Martins e afirma que a filha cobra atitude do pai no trânsito. "Ela está bem atenta e nos chama atenção quando preciso", explica. O pai Marciano de Lima e Silva, aprova a atitude. "Isso é bom porque quando ela for aprender já terá noções de como funciona", descreve. Ronaldo Martins Oliveira e Heloisa Antunes da Silva, são avós de Leandro Antunes da Silva, também atestam que ele aproveitou bem as aulas. "Ele fala das placas, da faixa de pedestres e dos sinais", comenta Ronaldo. A avó destaca que "a primeira coisa que ele nos fala é sobre o uso do cinto de segurança, isso é muito importante", completa.

Além de certificados os alunos receberam brindes como lápis, porta-retrato e outros presentes, além de poderem tirar fotos com o mascote da Secretaria Municipal de Segurança, o “João Guardião”. De acordo com a coordenadora Gisele, no segundo semestre deste ano as aulas de trânsito acontecerão em outros locais. "Teremos a partir de agosto, atividades com os estudantes das escolas Francisco Daniel (Guardinha), Ibrantina Amaral (Verona) e Wulfida Marcolini (Maria Italiana) e estaremos com o mesmo empenho e dedicação", conclui.