Prefeitura custeia cirurgia de recém-nascida

17/07/2015

"A saúde e a vida estão em primeiro lugar". Foi assim que o prefeito Rêmolo Aloise se referiu ao comentar todos os esforços que foram feitos para salvar Maria Clara Pimenta de Melo. A criança recém-nascida apresenta quadro de doença cardíaca congênita e necessita de cirurgia. "No sábado, recebemos uma ligação do tio da criança solicitando ajuda na transferência hospitalar para uma unidade com capacidade técnica de realizar a cirurgia cardíaca pediátrica. Orientamos a família a procurar o juiz plantonista e solicitar uma ordem judicial, devido à gravidade do caso. No domingo recebemos a decisão judicial e imediatamente tomamos todas as providências para a transferência.” comentou a Secretária de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso.

De acordo com Reminho, desde as 6h30 de domingo, quando o oficial de justiça o procurou com a decisão judicial "foi iniciado um trabalho incansável para encontrar um hospital onde a recém-nascida pudesse ser atendida", descreve. O prefeito relatou ter sido difícil encontrar vaga mesmo em hospital particular, por ser domingo e, quando encontrada foi necessário uma carta de anuência do Município responsabilizando-se pelas despesas.

Dulcinéa explicou ainda que, em contato com a Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais, foi solicitada a UTI aérea. "Estava tudo certo para a transferência ocorrer na segunda à noite, mas como o quadro da criança estava instável, os médicos preferiram aguardar". O vôo ficou agendado para as 11h20 da manhã de terça-feira "A criança está internada no Hospital Infantil Sabará e deverá passar pelo procedimento cirúrgico nesta sexta.", anunciou a Secretária de Saúde. O orçamento estimado do Hospital prevê um investimento de cerca de R$ 300 mil.

A cardiopatia congênita diagnosticada na menina Maria Clara é uma anormalidade na estrutura do coração presente antes mesmo do nascimento. É uma anomalia que envolve os grandes vasos sanguíneos. Esta má formação ocorre enquanto o feto está se desenvolvendo no útero e pode afetar cerca de uma em cada 100 crianças, segundo dados da American Hear Association. É o defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbitos relacionados à malformação congênita.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil nascem em torno de 23 mil crianças com problemas cardíacos. Dessas em torno de 80% necessitarão de alguma cirurgia cardíaca durante a sua evolução. As cardiopatias congênitas podem produzir sintomas no nascimento, durante a infância, ou então só na idade adulta. Em alguns casos, a cardiopatia congênita não causa sintomas.

O prefeito Rêmolo Aloise enfatizou que a vida não tem preço e que o município tem feito todo o possível para que a menina Maria Clara seja salva. Ele enfatizou que o município investiu 44% do orçamento na saúde, no ano de 2014, "é um exemplo nacional e desafio a me mostrarem quem tem feito mais". Reminho comentou das 1.082 ressonâncias magnéticas realizadas em 2014, dos dois mutirões oftalmológicos com a realização de mais de 2000 cirurgias, do plantão odontológico, dos projetos Saúde na Zona Rural e Passageiros da Saúde, construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), reforma e construção de Unidades de Saúde da Família, médicos nas 18 Unidades de Saúde da Família, da força tarefa contra a dengue, aquisição de ambulância e novos veículos para a Saúde, da criação Centro de Apoio Diagnóstico e em breve da inauguração do Pronto Atendimento Pediátrico, demonstrando assim que a Saúde em Paraíso é tratada com responsabilidade.