Feira da Estação deste sábado será especial

17/07/2015

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso confirmou para o próximo sábado, 18, a realização de uma edição especial da Feira da Estação. Além do comércio tradicional de hortifrutigranjeiros, haverá também a presença de algumas comitivas da região que realizarão uma mostra da queima do alho. "É uma tradição que existe na nossa região e também será feita uma homenagem aos feirantes da Associação Feira da Estação pelo sucesso do empreendimento", informa o secretário Mauro Westin.

A Feira da Estação foi a primeira feira livre criada pela Sedeagro e que foi uma das molas mestras que ajudaram a impulsionar o setor desde o início da atual administração. "Através da organização e de todo um trabalho de formação e estruturação é que se iniciou todo o trabalho que existe hoje e é sucesso em nossa cidade", explica o secretário. Ele destaca que, com o lançamento da Feira da Estação, em seguida houve a  criação de mais dois pontos de comercialização, a Feira do Cristo e a Feira da Campão. E a revitalização das Feiras dos Imigrantes e São José.

Conforme Mauro Westin, há algum tempo que o prefeito Rêmolo Aloise tem a intenção em promover esta homenagem aos feirantes e produtores e agora chegou a hora. "Faremos este evento no próximo sábado, com uma amostra da queima do alho em nossa cidade. Já temos comitivas de Paraíso que participam desta tradição na região, eles sempre vão e agora algumas comitivas virão até aqui", observa. A queima do alho é uma tradição regional que reúne a produção de comidas típicas como arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne e churrasco entre outros pratos típicos da culinária regional.

As homenagens terão início a partir das 10h e as demais atrações acontecerão em sequência. De acordo com o secretário, a homenagem do prefeito é mais do que oportuna por valorizar uma classe que tem trabalhado muito e obtido resultados expressivos na cultura alimentar e na economia da cidade. "Constatamos que as feiras livres tem potencial para atender 40 mil habitantes. Os alimentos que estão sendo produzidos abastecem as feiras, as escolas, os supermercados, já estamos conseguindo enviar os nossos produtos para outros centros regionais e há um espaço enorme para crescer", observa Mauro.

Vila Formosa

Dentro do propósito de dar o devido suporte para todas as feiras da cidade, o secretário anuncia em primeira mão que o prefeito já determinou que, a partir de janeiro de 2016, seja realizada a revitalização da Feira da Vila Formosa. "O pessoal já vem se organizando através de sua associação, mas nós também daremos a nossa contribuição, sempre no sentido de organizar e ajudar a melhorar. Como esta já é uma feira tradicional e tem suas características próprias, vamos trabalhar bem para que ela não perca a sua originalidade", salienta. Conforme o secretário, já existem alguns feirantes que atuam na Vila Formosa e também participam de outras feiras da cidade e já conhecem os projetos realizados em conjunto entre feirantes, produtores e a Sedeagro.

De acordo com o secretário, o momento é oportuno porque, com a implantação do Programa de Fomento a Horticultura (PFH), o setor está em pleno desenvolvimento. "Várias fases já foram ultrapassadas e estamos em um estágio de amadurecimento. Tanto os produtores como os feirantes estão cientes de onde pretendem chegar" ressalta Mauro. Ele assinalou que o prefeito Rêmolo Aloise e a Sedeagro vão continuar sempre ao lado de todos, apoiando as ações que levem cada vez mais ao desenvolvimento do setor.