USF Vila Formosa fica em 1º lugar no Pmais

10/07/2015

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso realizou a divulgação da classificação do Prêmio de Incentivo à Melhoria da Atenção Integral à Saúde (Pmais). Com 114,73 pontos e conceito ótimo, a Unidade de Saúde da Família Dr. José Soares Brandão, localizada na Vila Formosa, obteve o primeiro lugar em atendimento e desenvoltura. A iniciativa visa avaliar as unidades em vários critérios em relação à prestação de serviço à comunidade.

O evento foi realizado no Teatro Municipal Sebastião Furlan e contou com a participação dos integrantes de todas as unidades. A premiação contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso e vários representantes da sua equipe de trabalho. Implantado no município em 2012, o Pmais baseia-se no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB), do Ministério da Saúde, com o intuito de avaliar as equipes de Saúde da Família. Na avaliação são observados aspectos como os indicadores de saúde, mecanismos de processo de trabalho, infraestrutura, equipamentos além da satisfação do usuário de cada unidade.

Conforme a classificação final, das 18 unidades existentes no município, 14 receberam classificação ótima e apenas quatro tiveram pontuação abaixo de 100. A USF da Vila Formosa atingiu 114,73 pontos e conquistou o 1° lugar na avaliação de 2015. Em seguida, com 114,51 pontos ficou a USF Carine Abud, do distrito de Guardinha e em 3° lugar a USF Urias Soares de Moraes, do bairro João XXIII, que somou 114,42 pontos. Veja a lista completa na relação abaixo.

O projeto incentiva as equipes a criarem e implantarem mecanismos de verificação do processo de trabalho e atenção a saúde da população de sua área, a participação da comunidade e satisfação do usuário, além da produção, acompanhamento dos indicadores, sendo esses mecanismos avaliados por uma comissão. Com a implementação desses processos, houve uma reorganização do sistema de apoio da Atenção Primária Municipal e o imediato trabalho junto às equipes para a efetiva implantação do programa. A iniciativa da Secretaria visa à melhoria na atenção à saúde da comunidade, o preparo das 18 equipes para o Pmaq e o pagamento do prêmio por produtividade para as equipes que alcancem os resultados pactuados. A avaliação é realizada em um período de seis meses.

Através dessas ações vinculadas ao Pmais, os funcionários da Atenção Básica deixam de ser receptores do sistema de saúde e passam a protagonista do processo por meio da construção e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso é de extrema importância o reconhecimento do serviço prestado aos cidadãos paraisenses.

Prêmio de Incentivo à Melhoria da Atenção Integral à Saúde 2015 – São Sebastião do Paraíso

1º - USF Vila Formosa - 114,73, Ótimo.
2º - USF Guardinha - 114,51, Ótimo.
3º - USF João XXIII - 114,42, Ótimo.
4º - USF Alvorada - 107,75 - Ótimo.
5º - USF Centro - 107,31 - Ótimo.
6º - USF Cidade Industrial - 107,15 - Ótimo.
7º - USF San Genaro - 107,03 - Ótimo.
8º - USF CAIC II - 105,33 - Ótimo.
9º - USF Planalto - 104,88 - Ótimo.
10º - USF Lagoinha - 104,58 - Ótimo.
11º - USF Asilo - 104,53 - Ótimo.
12º - USF São Judas - 103,03 - Ótimo.
13º - USF Verona - 102,15 - Ótimo.
14º - USF Veneza - 101,95 - Ótimo.
15º - USF Estação - 100,46 - Bom.
16º - USF Santa Maria - 96,68 - Bom.
17º - USF Vila Mariana - 94,68 - Bom.
18º - USF CAIC III - 92,03 - Bom.
FONTE: Secretaria Municipal de Saúde