Saúde: ampliado atendimento na zona rural

10/07/2015

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do setor de Saúde da Mulher, está desenvolvendo mais um programa de atendimento à população. O serviço abrange as comunidades da zona rural que não são cobertas pelo trabalho realizado pelas Unidades de Saúde da Família. Desde o dia 18 de junho, uma equipe está atendendo no campo e já existe um calendário para as próximas visitas que serão feitas em mais quatro bairros rurais.

O objetivo do projeto é proporcionar a aproximação da população rural buscando atender a necessidade dos moradores que muitas vezes não têm condições de se locomover até a cidade. O serviço é realizado por uma equipe composta por um médico e duas enfermeiras que vão até os locais pré-agendados. A primeira visita ocorreu na comunidade rural do Morro Vermelho, no dia 18 de junho.

Durante a visita são realizadas consultas e o médico avalia a questão clínica da população rural. As enfermeiras coletam material para realização do exame de Papanicolau, fazem exames clínicos das mamas e o agendamento de mamografia. O atendimento começa a partir das 9h e o local é agendado de acordo com as orientações do presidente da Associação Rural, podendo ocorrer na sede da própria Associação.

Os próximos atendimentos serão na Comunidade das Mercês (dia 16 de julho); Pimentas (13 de agosto), Volpes (17 de setembro) e Itaguaba (24 de setembro).