Olericultores visitam Hortitec em Holambra

29/06/2015

Cerca de 50 produtores de São Sebastião do Paraíso ligados ao Programa de Fomento a Horticultura (PFH), desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) participaram da 22ª edição da Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), realizada no período de 17 a 19 de junho, em Holambra (SP). "O pessoal nosso aprendeu muito e estão acumulando muita experiência", disse o engenheiro agrônomo Eduardo José Scarano Guidi, que acompanhou os produtores locais.

Segundo os organizadores, a feira reuniu 28.427 pessoas de todas as regiões do Brasil e de diversas partes do mundo. Considerada a maior e mais importante mostra da horticultura brasileira, o evento contou com 460 empresas expositoras. Como somente visita o evento quem tem real interesse no setor, a Hortitec tornou-se passagem obrigatória para produtores rurais e profissionais de agribusiness interessados em conhecer as tendências do mercado de flores, frutas, hortaliças e florestais, trocar experiências, fazer e programar negócios a curto, médio e longo prazos.

Entre os produtores paraisenses, Cleiton Moreira Amâncio, do sítio Nossa Senhora Aparecida, na região do Barreiro, voltou encantado e bastante motivado pelo que viu. "Foi a primeira vez que fui e a grande novidade que encontrei foi em relação a maquinário, tecnologia super avançada, produto de alta qualidade, no combate à praga, nos sistemas de irrigação, questão de manejo e estrutura para filtrar os raios solares", enumera. Ele reconhece que o aprendizado é muito grande numa viagem dessa. "Fui com curiosidade de aprender, procurei saber sobre diversos assuntos, ganhei muito com isso, principalmente em termos de equipamentos e máquinas, o­nde conheci coisas que nunca imaginava ver na vida", destaca.

Adriano Marmo Freiria, é produtor de hortaliças na região do Morro Vermelho e há pouco mais de dois anos entrou na atividade. "Estamos começando agora e esta visita à feira pela primeira vez é uma experiência animadora, diante de tanta tecnologia que vimos", conta. Ele cita que tudo chama atenção desde a irrigação até a hidroponia e as estufas. O horticultor diz que volta com muitas ideias. "O foco é trabalhar cada vez mais e crescer na atividade", afirma, ao dizer que de cafeicultor, está encontrando na produção de hortaliças mais uma fonte de renda. "Comecei há dois anos, estou produzindo de tudo e comercializando tudo nas feiras", destaca.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Comders), Edivino Miguel de Souza, participa da visita pela terceira vez consecutiva e confirma a evolução da condição do produtor local. "As empresas e expositores ficaram entusiasmados com a nossa produção de mais de dois milhões de mudas, com 120 famílias atuando, eles também apostam e acreditam na gente", comenta. Ele destaca que foram feitos vários contatos que poderão resultar em parcerias. "O produtor voltou satisfeito e fica o nosso agradecimento, porque isso somente é possível com o apoio da prefeitura. Antes eram poucos e agora já temos lista de espera de pessoas querendo participar desta oportunidade", ressalta.

O agrônomo Eduardo Scarano que acompanhou os produtores de Paraíso na Hortitec destacou a receptividade obtida. "Fomos muito bem recebidos, fizemos muitos contatos e a feira é de um movimento intenso, ela é completa", comenta. Ele enfatiza que o produtor encontra de tudo para a atividade e que é preciso realmente estar em contato com as novidades e os lançamentos. "O produtor precisa estar em busca desta evolução porque as mudanças de melhoramento genético, os avanços tecnológicos acontecem a todo instante", destaca.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Westin, este é o terceiro ano que a Prefeitura patrocina a visita à Hortitec, entre outros eventos. "Importante é a consolidação desta nova atividade no município. Está gerando renda, melhoria na qualidade de vida não só ao produtor, mas a toda a população", assegura. Ele cita que a prefeitura trabalha desde o início da cadeia produtiva no setor. "Estamos presentes desde a base a comercialização, na entrega das mudas, no fomento, na oferta de cursos, treinamentos, visitas e assistência técnica e os resultados começam a aparecer", aponta.

Mauro recorda que no primeiro ano da visita, os produtores ficaram impressionados com o tipo de embalagem, depois com o maquinário, cobertura do plantio protegido. "O nosso produtor está preocupado agora é com o pós colheita, a automação, o aumento da produtividade e incremento tecnológico". Conforme o secretário, esta evolução valoriza o trabalho que está sendo feito “e nos deixa orgulhosos de sermos parceiros, sabemos que o caminho do sucesso está traçado e depende apenas de nós mesmos", conclui.