Secretaria abre 150 vagas em curso

25/06/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, já está com as inscrições abertas para a realização de cinco cursos de qualificação profissional e preparação para o concurso público. “Estamos aproveitando esta oportunidade para oferecer aos interessados uma oportunidade de estudarem e estar em melhores condições para participar do concurso ou mesmo estarem aptos para o mercado de trabalho”, comenta o secretário, professor Cícero Barbosa. As aulas são gratuitas no Polo Uaitec da Prefeitura, com direito a certificado no final da curso.

Entre os cursos oferecidos estão o de Matemática Fundamental, Operação de Computadores, Português Fundamental, Inclusão Digital e Iniciação a Informática, além de Informática Básica para concursos. Conforme informou Cícero, a disponibilização destes cursos neste momento tem como objetivo de oferecer condições para que um maior número de pessoas tenham possibilidade de alcançar sucesso no concurso. “Nem todos tem a oportunidade de fazer um curso particular e nós temos estes cursos prontos, sem taxa de matrícula, com material grátis e certificação ao final que poderá ser utilizado no concurso ou em currículo próprio”, anuncia o secretário.

A maioria dos cursos visam qualificar os participantes que pretendem participar do concurso da Prefeitura de Paraíso. O Edital já foi lançado, as inscrições serão em agosto e as provas realizadas no mês de outubro. “Temos cursos voltados para formação básica em informática e outros destinados a quem já tem algum conhecimento”, observa. Ele ressalta que nas disciplinas de Português e Matemática, as aulas destinam a quem pretende concorrer em cargos básicos do concurso como agente de obras e merendeiras. As aulas de Português, com carga de 60 horas serão às segundas e quartas-feiras de 19h às 22h. Matemática terá 40 horas e aulas aos sábados no período de 13h às 17h. São 30 vagas em cada curso com aulas presenciais.

Quem se interessar pelas aulas de Inclusão Digital e Iniciação à Informática, as atividades acontecerão as segundas, quartas e sextas-feiras no período de 13h às 16h e carga horária de 40 horas. “É um curso voltado para quem não tem conhecimento básico e pretende iniciar-se no mundo das tecnologias da informática”, observa Cícero. Já o curso de Informática Básica para concurso é voltado para quem vai prestar o concurso e terá 90 horas de duração com aulas as segundas, quartas e sextas-feiras no período de 19h às 22h. “Este curso é para quem já possui uma visão ampla e um certo domínio do computador e terá o foco em questões relacionadas ao sistema operacional Windons 7, editor de texto, planilha, softwares de apresentações e internet, será útil em todos os cargos que tenha disciplina de informática”, observa.

Já quem se interessar pelo curso de Operador de Computador, a oferta destina-se aos candidatos que querem uma qualificação para o mundo do trabalho. Nesse curso a carga horária é de 120 horas com aulas as terças e quintas-feiras, no período das 13h às 16h. O aluno terá aulas sobre sistema operacional, Windouns 7 e Linux, editor de texto, planilha eletrônica, software e internet.

De acordo com o secretário, a iniciativa vem de encontro com o desejo do prefeito Rêmolo Aloise em favorecer e dar oportunidade à população que não tem condições de fazer um curso particular. “Com esta medida, pretendemos possibilitar uma formação de qualidade aos cidadãos paraisenses, visando sempre a melhoria das condições de atuação no mundo do trabalho”, diz. Os interessados em fazer um destes cursos deve se inscrever no Polo Uaitec da Prefeitura, instalado à Praça dos Imigrantes, 20. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3539-7016.