Rodoviária passa por obras de revitalização

25/06/2015

Desde 25 de maio foram iniciadas as obras de reforma e revitalização do Terminal Rodoviário "Angelo Scavazza" em São Sebastião do Paraíso. O anúncio foi feito por Ronaldo Antônio Bernardes, secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Social, órgão responsável pela administração do local. Conforme a engenheira Cynthia Montans Gonçalves, serão realizadas obras para oferecer melhores condições aos usuários, trabalhadores e passageiros, contemplando principalmente o aspecto estrutural. O local recebe por mês uma média de nove mil pessoas.

Segundo Bernardes, todo o processo de licitação foi concluído no começo de maio e a ordem de início das obras foi concedida logo em seguida. A empresa vencedora do processo de licitação é a Construtora Cinco Estrelas, de Franca (SP) . "Falei com o pessoal da empresa e eles anunciaram que pretendem concluir todo o trabalho de reforma do prédio antes do prazo previsto de 90 dias para a execução da obra", comenta.

O prefeito Rêmolo Aloise já havia manifestado a intenção de promover melhorias no local depois de ter mantido contatos com taxistas e também com usuários da rodoviária. Em janeiro deste ano, quando estava sendo preparado o processo de licitação, ele falou da proposta de oferecer mais comodidade e conforto às pessoas que utilizam o espaço. Entre as obras previstas e anunciadas por Reminho está o fechamento do local, melhorias em relação a acessibilidade, sanitários, entre outras medidas. Também haverá manutenção elétrica e das portas e janelas, bem como pintura de todo o prédio.

A engenheira Cynthia Montans detalhou que na chegada ao terminal haverá a construção de um dispositivo de quebra ventos. "Quando chove ou faz frio, as pessoas ficam expostas ao tempo, vamos melhorar esta situação", comenta. Também haverá a construção de rampas e adaptação no setor de atendimento dos guichês para melhor atender aos portadores de necessidades especiais. Ela cita ainda que haverá a colocação de um novo piso na área de embarque.

Outra medida anunciada refere-se à reforma interna dos banheiros para funcionários, construção de um refeitório e pintura de todas as instalações. Para as empresas que trabalham com o transporte de frete, carga e descarga, será construído um espaço lateral. "Atualmente alguns veículos utilizam quase o mesmo espaço que os ônibus e isso será modificado; a entrega e retirada de mercadorias será feita por outro lado, em área coberta e não haverá prejuízo ao serviço", diz a engenheira.

O chefe do Departamento de Transportes, Milton de Queiroz da Silva, informa que o investimento para a reforma do terminal rodoviário será no valor de R$ 191.406,09. "A intenção é dar melhor condições de uso ao local, já que em média temos cerca de nove mil pessoas que, de maneira geral, fazem uso da rodoviária mensalmente", comenta. Ele assegurou que encerrado todo o processo de licitação, foi dada ordem de início das obras que já estão com pelo menos três semanas em andamento. O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de três meses.