Prefeitura faz distribuição de mudas de hortaliças

19/06/2015

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeadro) da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciou nesta segunda-feira, 15, a distribuição de mais 350 mil mudas de olerículas aos produtores de hortifruti do município. Segundo o secretário Mauro Westin, a atividade está estabelecida e os horticultores já tem uma definição do que  querem produzir. Com o crescimento da atividade em escala, o setor está bastante aquecido em termos de negócios. “Existe mercado para todos e ainda mais com o incentivo e o apoio que  está sendo oferecido pela prefeitura, os produtores estão se saindo muito bem na atividade”, assegura Mauro. Os horticultores confirmaram a satisfação com a entrega  do material, o que vai alavancar a produção. “A gente já estava aguardando mais esta liberação porque estamos na época boa de plantar”, comenta o horticultor Osni Aparecido Mota.

A movimentação começou cedo e permaneceu durante todo o dia na área próxima à estufa montada pela prefeitura no Parque Municipal da Serrinha. A todo momento era intenso o entra e sai dos produtores de HF que foram buscar as mudas para o plantio. “Agora nesta fase estamos fazendo um trabalho diferenciado do que foi no início, com a produção de mudas conforme as necessidades e os tipos de culturas e variedades que os produtores estão definindo, o foco da produção será direcionada para aquelas espécies mais comerciais.”, explica Mauro Westin.

Ele cita que desde o início da implantação do Programa de Fomento a Horticultura (PFH) a prefeitura já distribuiu um volume de 2,4 milhões de olerículas. O cafeicultor e produtor de frutas Hélio José Alves de Figueiredo também se sentiu atraído em entrar para a horticultura. “Estou trabalhando neste setor através de uma parceria, cada parte tem um papel na produção e a expectativa é de que em breve teremos produto para comercializar”, aponta. Ele ressaltou que o apoio da prefeitura para o setor tem sido um grande incentivo para o crescimento da atividade em Paraíso. “A gente percebe que os produtores estão satisfeitos, existe a possibilidade de crescer cada vez mais, então temos de aproveitar esta oportunidade que está sendo oferecida. Construíram a estufa, são oferecidas mudas de qualidade, tem assistência técnica, então é hora de trabalhar e produzir, porque o mercado está aberto para todos”, descreve.

Mauro enfatiza que as oportunidades de negócios com a produção de hortaliças estão crescendo. “Temos as feiras livres, os supermercados da cidade, a merenda escolar, já existem produtores comercializando para fora e esta é uma das metas”, ressalta. Nesta semana a Associação dos Produtores de Hortifrutis de São Sebastião do Paraíso (Aprohort), recém criada, realiza mais uma remessa para o Ceasa em Ribeirão Preto/SP. “A associação agora tem mais este espaço que é uma grande oportunidade de comercialização”, cita.

Para o produtor Paulo Sérgio Rezende, a  distribuição de mudas acontece em boa hora. “Sempre pego aqui a alface, repolho, couve flor, brócolis, rúcula. A gente economiza para plantar e temos conseguido vender toda a nossa produção na feira”, relata. Da mesma forma o horticultor Osni Aparecido Mota disse que está bastante satisfeito com os resultados. “Este projeto da prefeitura está nos ajudando bastante, as mudas são de qualidade excelente, agora é colocar as mãos na massa e plantar”, conclui.

Ainda de acordo com o secretário, no município existem 120 famílias cadastradas no PFH. “A atividade está instalada e já existe a procura de empresas da área para prestação de serviço e vendas de insumos”. De acordo com Mauro Westin, o produtor tem consciência da rentabilidade que pode obter. “Havendo dedicação, a olericultura tem uma boa renda por metro quadrado. A Sedeagro é parceira e está pronta a atender o produtor, agora com uma equipe mais ampla para melhor assistir a todos que desejam atendimento”, finaliza.

fotos: Gustavo Cezarino