Seleção Cubana treina na Arena Olímpica

19/06/2015

Desde terça-feira, 16, as atletas da Seleção Cubana de handebol Feminino está em São Sebastião do Paraíso o­nde realiza uma temporada de treinos técnicos e táticos para a disputa dos Jogos Pan Americano, em Toronto, no Canadá. A equipe faz treinamentos em dois períodos na Arena Olímpica até na próxima semana quando a delegação embarcará rumo a América do Norte. O secretário municipal de Esporte, Tomás Salviano Martins, enfatizou que é uma honra poder receber as cubanas e seus dirigentes. “É um trabalho que já é feito visando dar visibilidade e objetivamos trazer retorno para nossa cidade”, ressalta.

A presença da seleção de Cuba na cidade é fruto de uma parceria entre o município e a Confederação Brasileira de Handebol. Tomás explica que a Arena João Mambrini é “chancelada” pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e integra uma lista de locais aprovados como centro de treinamentos por todo o Brasil. “No caso de Cuba, havia o contato da federação cubana com a Federação brasileira. Como eles já tinham ficado em Paraíso anteriormente, novamente escolheram a cidade pelas instalações, a tranquilidade. O contato conosco foi feito via Federação Mineira de Handebol que oferece o custeio com a alimentação e nós oferecemos o alojamento”, explica.

Antes de chegar a Paraíso, a equipe estava em João Pessoa (PB) o­nde realizou a primeira etapa de treinos. O grupo composto por 35 pessoas entre atletas e dirigentes está alojado na própria Arena. “Por estes dias estamos abrigando duas seleções. Além das meninas do Brasil de basquete sub 16, agora chegaram as cubanas que vão permanecer aqui até o dia 26 de junho”, explica o secretário. Na próxima semana deverão ser realizados dois amistosos entre a Seleção Brasileira de Handebol contra as cubanas. “Falta fechar as datas e o acesso ao jogo terá o cunho beneficente com arrecadação de alimentos em prol das entidades sociais de Paraíso”, informa o secretário.

No que depender dos dirigentes cubanos só existem elogios para a estrutura oferecida na Arena Olímpica para os treinamentos da equipe. Conforme o diretor técnico, Lourenço Madureira, “as instalações são muito boas, a alimentação é saudável e toda a equipe está satisfeita”, disse. Ele enalteceu a acolhida na cidade, citando “um povo amigo e hospitaleiro”. Afirmou ainda que o clima é bastante favorável, “a temperatura é amena e não desgasta as atletas durante os treinos”.

Já o treinador auxiliar, Juan Conde disse que os treinamentos estão intensos para a disputa do Pan Americano, o­nde pretende disputar a medalha de ouro com o Brasil. “O objetivo é poder voltar para disputa das Olimpíadas”, diz. Ele citou que a equipe mescla jogadoras novas com atletas mais experientes. “Estamos muito felizes, fomos bem recebidos e assim vamos fazer nosso trabalho de treinar e jogar para ganhar”, completa.

Legado

Tomás enfatiza que neste momento o trabalho que está sendo feito tem um objetivo maior. “A intenção é, quem sabe, podermos abrigarmos aqui alguma seleção estrangeira que virá disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Várias delegações vão chegar mais cedo para a preparação e queremos estar à disposição para receber”, aponta. Ele cita que a cidade possui a infraestrutura desejada, tem uma localização geográfica favorável. “Detalhes importantes neste processo, além do espaço de treinamento é a oferta de hotéis, restaurantes e logística de transportes, entendemos que temos condições de abrigar alguma seleção nos preparativos dos jogos” acentua.

Agora o trabalho é feito em parceria. “Caso a cidade abrigue alguma seleção internacional, os investimentos a serem feitos além do que existe, fica como um legado “, destaca. Ele cita o exemplo do que já acontece com materiais esportivos utilizados pela equipes brasileiras. “Tem também o intercâmbio e a aprendizagem”, detalha o secretário. Tomás afirma que pleiteia para o ano que vem a realização de uma partida amistosa da Seleção Brasileira de Basquete principal antes dos Jogos Olímpicos “é mais uma forma de projetarmos ainda mais Paraíso como referência, neste cenário esportivo”, conclui.

fotos: Gustavo Cezarino