Guardinha faz festa Congada e Folia de Reis

16/06/2015

A realização da Festa da Congada ocorrida nos dias 30 e 31 de maio no distrito de Guardinha foi considerado um evento de sucesso pelos organizadores e participantes. “Mais uma vez prevaleceu a tradição, a fé, a beleza da nossa cultura e a religiosidade demonstrada pelos ternos de congo e moçambique que se apresentaram  e engrandeceram este evento”, disse a diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni.

Neste ano os festejos ganharam mais um dia e as apresentações foram abertas no sábado à noite com o terno Filhas de Paraíso e também Filhos de Santa Efigênia, além de Mensageiros de São Benedito. No domingo, após o almoço, desfilaram ternos de São Sebastião do Paraíso e de Jacuí, além dos representantes da comunidade local. O evento desde o início desta administração vem sendo revitalizado com inovações, apresentando resultados positivos. A festa teve presença expressiva de público e, mais uma vez, demonstrou a satisfação e união do povo de Guardinha.

Neste ano a prefeitura realizou um investimento de R$ 25 mil para a implantação de toda a infraestrutura do evento. “Mais uma vez fica o agradecimento ao prefeito Rêmolo Aloise, à Câmara Municipal, ao colaborador direto, vereador Aílson Nascimento, ao Conselho da Paróquia Senhor Bom Jesus, à Associação de Defesa do Folclore Brasileiro e, principalmente aos ternos de congo, moçambique e comunidade guardinhense, pela brilhante festa realizada”, enfatiza Cinara.

Já nos dias 6 e 7 de junho, novamente o distrito da Guardinha esteve em festa, com a realização do 2º Encontro de Companhias de Reis. “Foram dois finais de semana de sucesso com a congada e, na sequencia, as apresentações das Companhias de Reis”, comentou o vereador Aílson Nascimento. Houve participação de 12 Companhias de Reis de toda a região, inclusive do Estado de São Paulo. O evento, que teve sua primeira edição em 1994, oportunizou o resgate desta tradição folclórico-religiosa, de grande importância na região.

Veja fotos da festa da Congada em Guardinha em nosso álbum no Facebook. CLIQUE AQUI.

fotos: Gustavo Cezarino