Corrida de São João reúne 200 atletas

15/06/2015

Mais de 200 pessoas participaram na 28ª edição da Corrida de São João, disputada no domingo, dia 7, em São Sebastião do Paraíso. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Associação dos Corredores de Rua de Paraíso (Acorpa), a competição foi vencida pelo atleta Carlos Oliveira Santos, o “Pitbul”, com o tempo de 30'59” no percurso de 10 km. Uma das atrações foi a corredora Maria Zeferina Baldaia (campeã da Corrida de São Silvestre em 2001), que participou da prova feminina, vencida por Andreia de Lima, de Americana (SP), com o tempo de 38'18”. Entre os paraisenses, Daniel Naves foi o 7° colocado na classificação geral e com o tempo de 34'15” ficou em 1° na sua categoria.

A corrida foi disputada com percursos de 5 e 10 quilômetros. A concentração, largada e chegada ocorreram em frente a Arena Olímpica. Conforme o secretário municipal de Esporte, Tomás Salviano Martins, esta foi a primeira vez que a prova foi chipada e contou com a presença de vários atletas de elite das corridas de rua do Brasil. A maioria dos inscritos são naturais de São Sebastião do Paraíso, o que confirma o crescimento da modalidade esportiva na cidade.

Antes da prova principal, na pista de atletismo da Praça de Esportes Irmãos Capatti, o Campão, aconteceu uma corrida para menores de 16 anos, como forma de incentivar a formação de futuros atletas. "É uma maneira de fazê-los a tomar gosto pelo esporte", comenta Tomás. Já na corrida principal, a participação da atleta Maria Zeferina Baldaia foi um dos destaques. Ela é moradora de Sertãozinho (SP), já trabalhou como boia fria, doméstica e ajudante geral antes de se consagrar como maratonista pelo Brasil. Além de atleta, Zeferina exerceu o cargo de vereadora entre 2009-2012. Ela chegou em 2° lugar na Corrida de São João em Paraíso, com o tempo de  de 38'49”. A primeira paraisense a cruzar a linha de chegada foi Samares R. Manoel, 5° lugar no geral com o tempo de 43'40”. No percurso de 5 km, o vencedor foi o atleta Alexandre Lino, o “Boy”, de Passos, com tempo de 19'13”. Já no feminino a vitória foi Melina Laura Pinheiro, de Ribeirão Preto (SP) com o tempo 25'57”.

Quem também correu a prova dos 5 km foi o prefeito de Pratápolis, José Eneido Modesto. Apaixonado por corridas de rua, ele já venceu a Corrida de São João em 1986. Os vencedores dos 10 km no geral, tanto no masculino quanto no feminino, receberam premiação em dinheiro, valor arrecadado com a taxa de inscrição da prova. Todos os participantes também receberam camisetas e medalhas personalizadas da prova, além de troféus nas várias categorias disputadas.

A Secretaria de Esporte e a Acorpa estão avaliando a Corrida realizada no último final de semana na cidade e já planejam um novo evento para 2016. "A intenção é promovermos uma grande festa do atletismo em Paraíso, considerando que será um ano especial para o nosso esporte, com a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro", comenta Tomás.

fotos: Gustavo Cezarino