Paraíso participa do Fórum Mineiro de Transporte

09/06/2015

A engenheira de trânsito, Walquiria Caetano de Pádua Vieira, da Secretaria Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso participou na quinta-feira, 28, do 62º Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito. O evento foi realizado pelo Governo de Minas Gerais no auditório do Crea/MG, em Belo Horizonte. Além dos debates dos problemas comuns aos municípios mineiros em termos de Mobilidade Urbana, a iniciativa também visou promover a melhoria da formação dos participantes.

Também foram parceiros na organização do fórum, órgãos como a Prefeitura de Belo Horizonte, a BHTrans e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Vários palestrantes e profissionais experientes deram suas contribuições sobre temas de interesse e também apresentaram experiências exitosas no que se refere ao gerenciamento da mobilidade urbana. Os organizadores optaram por atrair a participação de mais cidades neste fórum que foi o sexto do ciclo dos atuais prefeitos e o primeiro do novo governo do Estado.

Os temas debatidos foram divididos em quatro eixos relacionados à mobilidade e às propostas do Governo de Minas e Ministério das Cidades para os municípios, com solução na relação com o Denatran e o Detran/MG, dentre outros, e os prazos para elaboração dos planos municipais de mobilidade urbana, ciclomotor e programas disponíveis para financiamento no governo federal e estadual. O evento contribui para orientar as cidades em relação a determinadas ações, como a questão dos ciclomotores, por exemplo. Além da troca de informação, os participantes aproveitaram o momento para crescer no plano de mobilidade urbana, a partir do que cada município está propondo.

Na Câmara dos Vereadores de São Sebastião do Paraíso continua em tramitação o Projeto de Lei nº 4460, de autoria do Poder Executivo e que institui o Plano de Mobilidade no município (PlanMob). A proposta inicial foi encaminhada desde o ano passado a Comissão de Finanças, Justiça e Legislação e disponibilizada a todos os vereadores. No último dia 7 de maio o projeto foi substituído pela Prefeitura. Novas emendas foram apresentadas e a Comissão dará um parecer final nos próximos dias possibilitando a sua votação a partir do próximo dia 11 de junho.