Paraíso estuda Plano de Educação

09/06/2015

Dezenas de educadores representantes dos mais diversos segmentos do município participaram na terça-feira, 2, da Conferência Municipal de Educação. Durante o encontro realizado no Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro (Ceduc) foram analisadas as propostas a serem trabalhadas no período de 2015 a 2025. "A importância deste plano é que estamos firmando um documento o­nde é possível acompanhar, monitorar e cobrar o cumprimento das metas estabelecidas e que seguem diretrizes do Plano Nacional de Educação aprovado no ano passado", comenta a secretária municipal de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta.

Desde o segundo semestre de 2014, os educadores de Paraíso estão se reunindo para a elaboração do Plano Decenal Municipal, com a participação de várias equipes de trabalho compostas por educadores das redes privada, municipal, estadual e outros organismos diversos da comunidade. "Hoje é um dia de consulta pública, nós chamamos de Conferência Municipal de Educação, mas é um trabalho feito com a participação de representantes dos mais diversos setores, apresentamos à sociedade para que seja dada a validação ao documento base. Estamos debatendo, ideias vão surgindo e modificações são feitas para que o projeto final seja encaminhado à Câmara para a aprovação dos vereadores, ganhando a forma de lei", explica a secretária.

Entre os participantes, o diretor da 35ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), Danilo Manoel dos Santos Barbosa, comentou sobre a importância do evento. "Tenho certeza de que é um encontro que vai satisfazer aquilo que a sociedade procura e almeja para os próximos dez anos. Temos aqui um projeto ambicioso que visa fazer uma educação de qualidade para todos os níveis de ensino", avalia. Danilo acrescentou que o Estado é parceiro para atender às demandas de todos os 16 municípios que compõem a regional.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, Cícero Barbosa da Silva, a elaboração do Plano Decenal criará estratégias para alcançar as metas já definidas pelo Governo Federal, através do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação (MEC). "Isso implica na prática que o município promova ações articuladas para alcançar melhoria significativa na qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, principalmente na educação profissional que é a bandeira que nós defendemos", comenta.

Ainda de acordo com a secretária Regina Márcia, a metodologia do Governo Federal foi diferente da metodologia adotada no Plano anterior. Tornou-se interessante com a elaboração de 20 metas para serem atingidas em todos os níveis da educação. "As metas foram alinhadas entre União, Estados e Municípios e as estratégias estão traçadas para possibilitar o atingimento dos objetivos". O plano elaborado deve ser aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo executivo, até junho de 2015.Paraíso estuda Plano de Educação para os próximos 10 anos

Dezenas de educadores representantes dos mais diversos segmentos do município participaram nesta terça-feira, 2, da Conferência Municipal de Educação. Durante o encontro realizado no Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro (Ceduc) foram analisadas as propostas a serem trabalhadas no período de 2015 a 2025. "A importância deste plano é que estamos firmando um documento o­nde é possível acompanhar, monitorar e cobrar o cumprimento das metas estabelecidas e que seguem diretrizes do Plano Nacional de Educação aprovado no ano passado", comenta a secretária municipal de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta.

fotos: Gustavo Cezarino