Mesa redonda e sarau na Casa da Cultura

01/06/2015

A realização de dois eventos pelo Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso marcaram a participação do município na 13ª edição da Semana Nacional do Museu. No sábado, 23, com a participação de radialistas, historiadores e professores foi realizada uma mesa de debates sobre a História do Rádio "A Voz que Amou" e no domingo, 24, houve a realização do sarau com a participação de vários artistas da cidade e convidados. "Tivemos a oportunidade de rememorarmos através da história e da música grandes momentos deste que é um ícone importante da nossa cultura que é o rádio, através de um trabalho de resgate e valorização de personagens da nossa comunidade, foi sem dúvida uma brilhante iniciativa", comenta a diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) realizou no período de 18 a 24 de maio a 13ª Semana de Museus. O evento congrega atividades diversas de museus brasileiros, no primeiro semestre de cada ano, marcando o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Nesta edição, a Semana trouxe como tema "Museus para uma sociedade sustentável". Esse trabalho, que valoriza e reconhece tantas pessoas ligadas a este setor, também nos ajuda a preservar a memória e a história do rádio no Brasil e, também aqui em Paraíso, o­nde temos momentos marcantes junto a nossa comunidade", destaca Cinara.

No primeiro dia do evento, foi realizada uma mesa redonda debatendo sobre a "História do Rádio" no Brasil e também em Paraíso. Com mediação do jornalista Roberto Nogueira, participaram o radialista e historiador Luiz Ferreira Calafiori; o professor de Comunicação, da Universidade de Franca, Maurício Melo; o radialista Donizete Silva; o vereador e comunicador Ailson Aparecido Nascimento e o colecionador e representante da Academia Paraisense de Cultura, Sebastião Pimenta Filho. Donizete Silva, com 38 anos de profissão, falou sobre a sua experiência nesta mídia e evolução no rádio. Luiz Ferreira contou sobre a história da Rádio Difusora Paraisense e o professor Melo falou da importância e abrangência do rádio, também considerado por todos um dos meios de comunicação mais influentes da sociedade até os dias atuais. "Mesmo com todas as inovações da tecnologia, como a televisão, a internet e as redes sociais, o rádio continuará vivo. Ele sempre vai se transformar e continuará cumprindo o seu papel", comenta o professor.

Os colecionadores Sebastião Pimenta Filho, Vicente Inácio Duarte, Luiz Busti e a loja Eletrônica Star cederam para a exposição na Casa da Cultura vários aparelhos antigos que podem ser visitados nas próximas semanas. Também quem passar pelo local poderá utilizar mini aparelhos para ouvir músicas e trechos de programas que marcaram a época de ouro do rádio no Brasil. "O rádio exerce um fascínio sobre as pessoas, por vários motivos, sobretudo pelo seu encantamento, das vozes, dos locutores, enfim, de tudo o que ele representa para a população", afirma Ailson Nascimento.

Sarau

Já no domingo, 24, foi realizado um sarau sob a maestria do músico Túlio Costa. Estiveram no palco várias expressões da música paraisense como Ângela, Arthur e Nelson Duarte. Juntamente com convidados como Claudio Roberto Mezêncio, abrilhantaram a noite com grandes sucessos musicais do passado. Eles recordaram interpretações de Carmem Miranda, Lamartine Babo, Dalva de Oliveira entre outros. Entre as atrações, Rosemeire Aparecida da Silva Araújo, funcionária municipal que abriu as apresentações com grande estilo, entusiasmando a todos com sua voz melodiosa, revelando-se um talento promissor.

A diretora de Cultura agradeceu a Prefeitura de São sebastião do Paraíso pelo apoio e a colaboração dos artistas, colecionadores e a comunidade paraisense, destacando especialmente a parceria com a Secretaria de Comunicação pelo sucesso do evento. "Foram duas noites importantes em que a história do rádio foi rememorada e os nossos artistas e comunicadores brilharam em grandes apresentações, todos estão de parabéns", avaliou Cinara.

Veja fotos destes eventos em nossa página no Facebook. CLIQUE AQUI.

fotos: Gustavo Cezarino