Guardinha realiza festa da Congada

28/05/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do Departamento de Cultura, já iniciou os preparativos para a realização da tradicional festa da congada no Distrito da Guardinha, dias 30 e 31 de maio. Neste ano a grande novidade é que serão dois dias de apresentações dos ternos de congo e moçambique. "Teremos também na sequência o 1º Encontro de Folias de Reis que acontecerá nos dias 6 e 7 de junho", anuncia um dos coordenadores do evento, o vereador Ailson Aparecido Nascimento (Beto).

Para este ano a Prefeitura ampliou os recursos para a festa da Congada. Foram aprovados R$ 25 mil já repassados para a Associação Paraisense de Defesa do Folclore (APDF) para as despesas com o transporte dos ternos, som, arquibancandas, lanche aos congadeiros e toda a infraestrutura. "A cada ano que passa estamos conseguindo fazer um evento melhor que o outro, e a intenção é melhorar cada vez mais", diz o coordenador. Ele enfatizou o apoio recebido da administração. "Se não fosse a ajuda da Prefeitura, seria impossível fazermos algo do nível como tem sido feito nos últimos anos", avalia.

Neste ano os desfiles dos ternos acontecerão em dois dias. "Inicialmente teremos à partir das 19h de sábado, os desfiles dos ternos de Guardinha, que são os Filhos de Santa Efigênia e Mensageiros de São Benedito. Outra atração da abertura será a presença do terno Filhas de Paraíso, composto apenas por mulheres", anuncia Beto. Ainda no sábado, a dupla Márcio e Murilo se apresenta no Salão Paroquial. No domingo haverá apresentação dos ternos de Congo e Moçambique de São Sebastião do Paraíso. "Todos foram convidados e vários já confirmaram a participação, vai ser uma grande festa", anuncia Heraldo Bícego, da comissão organizadora.

Conforme a diretora do departamento de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni, a festa da Congada em Guardinha está sendo preparada para ser um evento com qualidade, planejamento e total infraestrutura. "Queremos que seja um sucesso como ocorreu em 2013 e 2014. Vamos trabalhar para o resgate e valorização de nossa cultura para mantermos e fortalecermos a tradição da nossa cidade que possui esta identidade patrimonial com a congada e moçambique", completa.

Folia de Reis

Nos dias 6 e 7 de junho, Guardinha receberá o 1º Encontro de Folias de Reis. "É algo que estamos resgatando aqui na comunidade e teremos pelo menos 15 grupos se apresentando, no primeiro dia com os grupos locais e no domingo com as companhias convidadas", comenta Beto. Ele antecipa que haverá leilão de prendas e quitutes em um trabalho que está sendo desenvolvido com o apoio da comunidade.

fotos: arquivo Comunicação