Projeto escola Tempo Integral realizado em Paraíso

26/05/2015

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciou o Projeto Escola de Tempo Integral em 2010 em duas escolas. Desde o ano passado vem reunindo a junção de algumas experiências já desenvolvidas pelo Governo Federal e Governo Estadual para a formatação de um conteúdo próprio. “Temos conseguido obter resultados surpreendentes e altamente positivos, através do trabalho de uma equipe altamente dedicada e que tem trabalhado um conteúdo de formação e informação dos alunos participantes”, avalia a secretária de Educação Regina Márcia Penha Pimenta.

O projeto está sendo realizado em dez escolas municipais e envolve 13 turmas que abrangem aproximadamente 300 estudantes dos anos iniciais e dos anos finais do ensino fundamental. Além de matriculados no ensino regular, os alunos integrantes do projeto participam de mais uma carga horária o­nde são desenvolvidas diversas atividades. De acordo com Regina Márcia o trabalho vem sendo impulsionado graças ao trabalho de uma equipe pedagógica coordenada por Elisangela Marques Teixeira Rabelo. Junto com ela atuam Marta Vilas Boas Coimbra e Delma Andrade.

Regina Márcia aponta que além das reuniões quinzenais entre a assessoria pedagógica da secretaria e as professoras, o desenvolvimento do projeto é acompanhado de perto por meio de visitas em cada escola. “É um desafio e uma oportunidade e aos poucos fomos formatando um programa que está em execução. Não queremos um depósito de alunos, por isso optamos por criar um projeto de formação humana que abrange todas as dimensões do conhecimento”, descreve.

O programa vem sendo desenvolvido de uma maneira sistematizada com pesquisas, planejamento e desenvolvimento de ações pedagógicas. “Como não existia nada pronto que atendesse aos nossos propósitos, partimos por criar um guia próprio, adaptando algumas experiências já existentes oriundas dos governos federal e estadual, mas dando uma dimensão de acordo com os nossos princípios”, explica Elisangela. Foram estudados princípios que se originaram da educação em tempo integral, como a filosofia defendida por Anísio Teixeira e vários outros educadores.

Segundo Elisangela, a proposta foi construída sobre pilares, práticas, habilidades, estratégias e fatores influenciadores do processo de aprendizagem. Vários foram os processos implementados levando-se em conta o acesso à informação, o escrever, ler, ouvir e contar histórias, conquistar amizades, trabalhar em grupo, ser responsável e socializar-se. Além disso, trabalha-se também a interatividade e participação de ações desenvolvidas na escola e também perante a comunidade.

A matriz curricular desenvolvida pela educação integral adotada pelo município é composta por medidas que vão desde o acompanhamento pedagógico à questão dos direitos humanos e cidadania. Ela passa também por questões como cultura e arte, esporte e lazer, cibercultura, segurança alimentar nutricional e educação sócio ambiental. A começar pelo processo de letramento, matemática e estudo monitorado, a programação passa por oficinas relacionadas a artesanato popular, iniciação musical e instrumental, dança, teatro e outras expressões artísticas.

No esporte, vai além do futebol e abrange natação, ginástica rítmica, xadrez, tênis de mesa e jogos de quadra. Tem ainda fotografia, vídeo, rádio escolar. “Trabalhamos a questão da alimentação, nutrição, jardinagem e ainda assuntos relacionados à educação para sustentabilidade, economia solidária, formação cidadã para o melhor convívio em sociedade, entre diversos aspectos”, enumera Elisangela. O quadro curricular possui 25 módulos semanais com carga horária anual de 833 horas distribuídas em 200 dias e 40 semanas letivas.

Resultados

Os resultados deste projeto já estão sendo celebrados entre os membros da equipe de trabalho. “É muito gratificante saber o quanto nas escolas este projeto já vem apresentando resultados antes inimagináveis. Muitos estão se destacando por novas habilidades adquiridas. Alguns já ajudam seus pais na obtenção de renda, com o que aprendem na escola, sem contar, principalmente, na mudança comportamental”, observa Regina Márcia. Conforme a coordenadora, alguns que poderiam ser apontados como “aluno problema”, atualmente já estão com novos conceitos, eles estão absorvendo bem a proposta de trabalho.

A proposta diferenciada de ensino e educação visa oferecer aos alunos diversidade nas questões apresentadas e maneiras inovadoras de se educar. A interdisciplinaridade está presente oferecendo conteúdo de qualidade e com variedade. “Tal proposta se diferencia do dia a dia da sala de aula. Eles têm alimentação, há escolas que têm o banho, a hora do descanso, têm as atividades, fazem até o dever de casa com a orientação de um professor”, acrescenta Elisangela.

Para Regina Márcia, os ganhos só tendem a aumentar quando se oferece uma escola inclusiva que garante ao educando oportunidades diferenciadas. “Nós estamos felizes com as respostas que obtivemos com este projeto em tempo integral. Sabemos das lutas dos nossos professores, da equipe pedagógica que tanto têm se empenhado e o envolvimento de cada membro da nossa secretaria”, ressalta. Segundo ela cada conquista, cada passo dado é por demais gratificante, pois, além do aluno, está sendo investido no ser humano e no cidadão com reflexos positivos na  família e na sociedade.