Paraíso participa Semana Nacional do Museu

20/05/2015

São Sebastião do Paraíso, por meio do Departamento Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Comunicação Social, promove nos dias 23 e 24 de maio na Casa da Cultura a Mesa Redonda “Era do Rádio”, e o sarau “A voz que amou”. Ambos os eventos fazem parte da programação da Semana Nacional do Museu. De acordo com o diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni, o município conseguiu se inscrever na programação oficial. "Estamos preparando algumas atividades e escolhemos trabalhar sobre a era do rádio no Brasil, através de uma mesa redonda e também um sarau com vários musicais", anuncia.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), deu início à celebração de parcerias com serviços e produtos de empresas públicas e privadas para auxiliar na promoção e divulgação da 13ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de maio de 2015. O evento congrega atividades diversas dos museus brasileiros no primeiro semestre de cada ano, marcando o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio.

No ano de 2013, Paraíso já havia participado da 11ª edição da Semana Nacional de Museus. Na oportunidade o evento contou com a realização de uma Exposição Fotográfica do Circuito "A arte em suas várias formas de expressão". Agora, novamente, o município volta a integrar o circuito, com o propósito de mobilizar a comunidade sobre temas da atualidade visando estimular a aproximação entre a sociedade e os museus.

A programação paraisense prevê a realização de uma mesa redonda com o tema “Era do Rádio”. O encontro será na Casa da Cultura, no dia 23 de maio, às 20h, com a presença de vários convidados que participaram da história do rádio na cidade. No dia 24, também na Casa da Cultura, às 20h será realizado um Sarau relembrando os grandes musicais da época de ouro do rádio brasileiro como Carmem Miranda e Grande Othelo.

Museus para uma sociedade sustentável: esse é o mote para a 13ª edição da Semana de Museus, que acontecerá em todo o Brasil. A partir do tema escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para comemorar a data, o Ibram coordena uma programação reunindo um leque diversificado de atividades. O objetivo será reconhecer e valorizar os vários segmentos da classe, suas memórias e contribuições para a sociedade.