Escritores ensinam arte de escrever livros

18/05/2015

Os escritores Luiz Ferreira Calafiori e Bernadete Aparecida Aguiar, membros da APC (Academia Paraisense de Cultura) participaram na sexta-feira, 15, de um encontro com jovens estudantes na Biblioteca Municipal professor Alencar Assis. Eles falaram sobre suas obras e os trabalhos que estão desenvolvendo e puderam partilhar com os alunos alguns casos, lendas e poesias. "É um momento marcante poder contribuir para disseminar esta cultura, valorizar os nossos escritores e bem influenciar estes meninos e meninas para o caminho do saber", definiu a diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni.

O evento é parte integrante da programação especial que foi montada para comemorar os 45 anos da Biblioteca Municipal professor Alencar Assis. Desde o início da semana foram vivenciados intensos momentos através de contação de histórias, apresentações musicais, homenagens entre outras atrações. "É sempre um prazer falar da nossa história, contar fatos que fazem parte da nossa cultura e a biblioteca é um manancial de tudo isso. Em nome dos escritores paraisenses fica o agradecimento por esta lembrança e momentos agradáveis que pudemos vivenciar", disse Luiz Ferreira.

Com um vasto currículo em sua vida pública que vai de prefeito a vereador, de historiador a escritor, advogado e tantas outras funções que ele já exerceu, Luiz Ferreira enfatizou que atuou 32 anos como professor. Ele é autor de 18 livros sendo que o 19º que será a quinta edição de "São Sebastião do Paraíso, Histórias e Tradições" está em fase final de confecção em versão ampliada e atualizada. "Meu pai Benedito Ferreira Calafiori, já fazia isto, lecionou por 42 anos e estar aqui diante desta juventude e falar das coisas da nossa cidade é algo que faço com grande prazer", disse.

A professora, pedagoga e também escritora Bernadete Aguiar falou sobre suas obras. "Este tipo de encontro valoriza e muito o nosso trabalho, estimula estes jovens a também descobrirem o mundo dos livros. A cultura do saber cria novas perspectivas e muitos destes meninos vão se tornar pessoas melhores agora e no futuro através dos livros", descreve. Bernadete iniciou no mundo da literatura em 2010, com a obra "Oferenda". Depois escreveu "Devaneios Sonhos e Desejos" (2013) e no ano passado lançou "Poetizando o mundo perfeito". No segundo semestre ela promete lançar mais um livro que está em fase final de produção, cujo o título ainda será definido.

A programação em homenagem a Biblioteca será encerrada na segunda-feira, 18, às 9h, quando haverá o lançamento da obra infanto-juvenil "As Meninas Beatriz e Sophia e o passeio no jardim" escrita por Ana Paula Bernardino com ilustrações de Anna Palma Bodra. "Vivemos uma semana muito rica em variedade e cultura diversa, sempre com a presença do público estudantil, homenageamos os nossos funcionários aqui da biblioteca, estão sendo momentos maravilhosos", resumiu Cinara. Ela salientou o apoio da Prefeitura, através do prefeito Rêmolo Aloise, a parceria com as várias secretarias da administração municipal. "O sucesso e o alcance dos objetivos é fruto do trabalho em equipe e da colaboração de todos", finalizou.

fotos: Gustavo Cezarino