Biblioteca faz homenagem a funcionários

14/05/2015

Os atuais e os ex-funcionários da Biblioteca Municipal professor Alencar Assis foram homenageados na quarta-feira, 13, pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. Durante a semana a biblioteca recebe uma série de eventos artísticos e culturais. A programação prossegue com várias atrações até segunda-feira, dia 18 de maio.

A homenagem foi marcada pela entrega de certificados aos  ex-funcionários. De acordo com a diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni, esta é uma forma de reconhecer o trabalho destas pessoas que  prestaram um serviço relevante  para a nossa comunidade e que não poderiam ficar esquecidas.

A abertura do evento contou com a presença de alunos da escola municipal Noraldino Lima. Foi realizada uma performance pelo artista Waldemar Francisco de Paula contando a história do primeiro livro do mundo. Depois ele falou sobre a bíblia e da primeira obra literária impressa no Brasil. Na sequência, o bibliotecário Fabrício Ferraz fez um resumo histórico da biblioteca, criada por lei em 1959, mas que passou a existir de fato somente em 1970. Citou que o prédio atual antes abrigava a rodoviária da cidade e, ao longo do tempo, passou por várias reformas, sendo que a última ocorreu ano passado dotando o espaço de modernas instalações.

Durante a solenidade foram homenageados todos os atuais funcionários. Estavam presentes também ex-funcionários, como Maria Eleuza Parada Caetano, Walterce de Paula Grillo, Guaraciaba Moreira Maciel de Paula, Neuza Maria Braia, Vicente Inácio Duarte, Ana Maria Bícego Queiroz e Diméia Malaguti — primeira bibliotecária do local. Ela destacou que nestes 45 anos de biblioteca, esta era a primeira vez que eram lembrados. “Fica o meu agradecimento em nome de todos os funcionários que aqui passaram". Ela lembrou que o prefeito da época, Alípio Mumic, incentivou a criação da biblioteca para que a mesma fosse inscrita no Instituto Nacional do Livro. "Percorremos a cidade em busca de doações, porque precisávamos ter um acervo inicial de pelo menos 500 livros", relembrou emocionada pela conquista inicial.

Houve homenagens ainda aos funcionários atuais: Fabrício Rodrigues Ferraz, Rosângela Rodrigues de Souza Rezende, Marilena da Silva, Elaine Cristina Pereira, ao ex-prefeito Alípio Mumic (falecido) e à estudante Fernanda Maria Silva Fidelis, aluna do 4º ano da escola Noraldino Lima, que foi destaque como a leitora infantil do ano de 2015. "Ela vem aqui diariamente e, às vezes, mais de uma vez por dia", comentou Cinara. Fernanda disse que procura o local para estudar, fazer os deveres da escola e está sempre à procura de livros infantis para leitura. "Eu venho aqui porque eu gosto, é bem tranquilo, posso estudar e ler que é o que mais gosto", conta a homenageada. A história da “Bruxonilda” é o que ela mais gosta de ler. Foram também homenageados como leitores adultos do ano de 2015, Oézer Soares e a Claudinei Aparecida dos Santos Moraes.

Programação

No início da semana foram realizados outros eventos na Biblioteca Municipal como a realização de exposição de fotos do local, contação de história com Marília de Souza Neves, musical com Bruno Félix e também Rafael Reparador. Nesta quinta-feira, 14, acontece outro musical com Ângela e Arthur, interação com leitores em rede e contação de histórias com a equipe da Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan.

Na sexta-feira, 15, os escritores da Academia Paraisense de Cultura farão o lançamento de livros. Entre os convidados estão Bernadete Aparecida de Aguiar, com a obra "Poetizando o mundo perfeito"; Bruno Alcides Vieira Félix, autor de "O Busto de Adão e outras poesias"; além de Maria Rita de Cássia Preto Miranda, autora de "Asas à Imaginação". Completa a lista o professor e historiador Luiz Ferreira Calafiori, apresentando três obras: "Guardinha do Senhor Jesus", "Mariana Marques, uma rosa entre quatro paredes", além de "Jóias da Fé".

O encerramento acontecerá na segunda-feira, 18, quando haverá o lançamento da obra infanto-juvenil "As Meninas Beatriz e Sophia e o passeio no jardim" escrita por Ana Paula Bernardino com ilustrações de Anna Palma Bodra.

Veja mais fotos deste evento em nossa página no Facebook. CLIQUE AQUI.

fotos: Gustavo Cezarino