Produtores rurais visitam feira Agrishow

06/05/2015

Depois de visitarem a 22ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) em Ribeirão Preto/SP, produtores rurais de São Sebastião do Paraíso já se preparam para irem a Hortitec (Exposição Tecnológica de Horticultura, Cultivo Protegido e Cultura Intensiva), em Holambra/SP. As viagens e visitas técnicas são proporcionadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro). "Desde o início desta administração que oferecemos a oportunidade para que os nossos produtores possam ter acesso as novidades e tecnologias que são apresentadas nestes eventos", informa Marco Aurélio Alves de Paula, assessor de Programas Agropecuários da secretaria.

Ele disse que neste ano foram levados 41 produtores a Agrishow em Ribeirão Preto. "São representantes de várias associações rurais das mais diversas regiões do município, também tivemos feirantes e representantes de outros setores que trabalham conosco na secretaria", descreve. Ele avaliou que em 2015, diferente dos anos anteriores, a feira estava mais voltada à agricultura empresarial. "Mesmo assim tivemos contatos e visitamos estandes de empresas que direcionam seus trabalhos para a agricultura familiar, que é o nosso foco, e foi possível obter informações sobre tecnologias e novas técnicas de produção, voltadas para o setor", anuncia.

Agora a Secretaria já se prepara para o próximo evento que deverá ocorrer entre os dias 17 a 19 de junho, que é a 22ª Hortitec. "Novamente vamos levar os nossos produtores para este evento que é mais voltado para aquilo que estamos desenvolvendo em nosso município, através do Programa de Fomento a Horticultura", afirma Marco Aurélio. Há um ano, quando a Prefeitura construiu uma estufa e iniciou a produção de mudas de hortifrutis, já foram distribuídas gratuitamente 2,3 milhões de mudas.

O setor está em expansão no município e a intensão agora é a de consolidar a atividade. "Os produtores buscam assistência especializada na área e estão satisfeitos com os resultados obtidos até agora", descreve Marco Aurélio. O crescimento do setor tem feito com que jovens tenham optado pelo seguimento, que ex-produtores retornem a produção rural, porque as famílias estão trabalhando e conseguindo gerar emprego e renda com qualidade de vida.

Em breve, a Sedeagro já estará recebendo inscrições dos produtores interessados em participar da Hortitec e deverá definir o dia da visita à feira. Neste ano o evento contará com mais de 30 mil m² de área e a expectativa dos organizadores é a de reunir 27 mil visitantes de todas as regiões do Brasil e do exterior, devendo movimentar R$ 80 milhões em negócios. É aguardada a presença de 430 empresas expositoras.

Considerada a maior e mais importante mostra do setor do Brasil e da América Latina, a Hortitec reunirá o que há de mais inovador em tecnologia para todos os elos da cadeia produtiva do setor de flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas de todo o Brasil e também do exterior. Os expositores apresentarão aos produtores de flores e de hortifrutis novidades em sementes, bulbos, mudas, fertilizantes, irrigação, ferramentas, estufas, embalagens, vasos, telas, substratos, climatização, biotecnologia, assessoria técnica e em comércio exterior, literatura e produtos importados. Além dos negócios que são iniciados durante a feira, a Hortitec tem um papel fundamental de multiplicar a tecnologia existente para a horticultura, contribuindo de forma decisiva para tornar a atividade cada vez mais produtiva, rentável e ecologicamente viável.

fotos: Marco Aurélio de Paula