Iniciada campanha de vacinação contra Influenza

04/05/2015

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza em São Sebastião do Paraíso começou nesta segunda-feira, 4 de maio, e segue até o dia 22. O Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde divulgou a relação dos cinco locais fixos o­nde as vacinas serão aplicadas. O “Dia D” da Campanha será no sábado, 9 de maio, Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza.

O público alvo da campanha são os adultos a partir 60 anos, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Também estão na lista os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Ainda está relacionada a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A meta é vacinar 80% deste público, que deverá superar a casa de 20 mil pessoas.

Neste ano o slogan da campanha publicitária que será veiculada no estado é: “Não deixe a gripe te pegar”. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe grave e suas complicações. A imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. As infecções virais respiratórias agudas ocorrem com mais frequência nos meses do outono e inverno. A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Em Paraíso a vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde da Família Álvaro Pinto Vilela (São Judas), Carine Abud (Guardinha), Dr. José Soares Brandão Filho (Vila Formosa), Dr. Urias Soares de Morais (João XXIII) e no Posto de Puericultura. Confira abaixo os detalhes da programação. É importante que os pais e responsáveis levem os cartões de vacinação das crianças.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE INFLUENZA

Local: USF Dr. Álvaro Pinto Vilela - São Judas — Horários: 7h30 às 12h e das 13h às 15h45
Local: USF Carine Abud -  Guardinha — Horários: 7h30 às 11h e das 13h às 15h45
Local: USF Dr. José Soares Brandão Filho - Vila Formosa — Horários: 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h45
Local: USF Dr. Urias Soares de Morais - João XXIII — Horários: 7h30 às 11h e das 13h às 15h45
Local: USF Centro Posto de Puericultura — Horários: das 8h às 19h

No dia 9 de maio, a vacinação será das 8h às 17h nas salas de vacinação de rotina.