Caminhada abre campanha Maio Amarelo

04/05/2015

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, realizou na manhã de segunda-feira, 4, a caminhada de abertura da Campanha Maio Amarelo. O evento tem por objetivo conscientizar a sociedade em busca do compromisso pela cidadania e respeito às normas de trânsito. Na oportunidade foi realizada a premiação ao estudante Alex Marques Maciel Godoi, da Escola Municipal  Francisco Daniel (Guardinha) que, com o nome “João Guardião”, foi o vencedor do concurso para denominar o mascote da Guarda Municipal.

Desde 2014 que o município de São Sebastião do Paraíso aderiu ao Movimento Maio Amarelo. O evento é organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem por objetivo conscientizar a sociedade em busca do compromisso pela cidadania e respeito às normas de trânsito. A campanha também conta com a participação em parceria dos demais  órgãos de segurança de Paraíso, com a intenção de divulgar e fazer gerar na comunidade atitudes lícitas, de respeito e prudência em relação às normas de trânsito.

A iniciativa visa colocar em pauta o tema segurança viária, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo, fazendo com que ocorra uma redução no número de acidentes. Em Paraíso a campanha tem como lema “Maio Amarelo – Atenção para Vida”  e foi lançada com a realização de uma caminhada da sede da Prefeitura até a Praça comendador José Honório (centro). Participaram alunos de escolas municipais, representantes de várias secretarias, integrantes da Guarda Municipal, vereadores e lideranças da comunidade. O evento tem o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Durante este mês a Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Guarda Municipal e a Cia. do Trânsito, realizará vários eventos de conscientização junto a comunidade. A intenção é promover ações para estimular o cidadão a refletir sobre as responsabilidades e os riscos de se transitar por vias urbanas, seja como motorista, pedestre, ciclista e motociclista. Entre as atividades ocorrerão blitz com panfletagem em pontos estratégicos, além de palestras e jogos de educação para o trânsito em empresas e escolas, além de apresentações teatrais através do grupo de artes cênicas Vida em Trânsito.

Dentro da programação, as fachadas de prédios públicos serão ornamentadas com o símbolo da campanha que é um laço amarelo. Durante a caminhada os participantes receberam um laço que será também distribuído durante o período em que a campanha estiver em andamento. Segundo levantamento, o Brasil aparece como um dos países recordistas em acidentes e mortes de trânsito.

Premiação

Ainda na segunda-feira, 4, foi realizada premiação ao vencedor do concurso realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública para escolha do nome do mascote da Guarda Municipal. Depois da seletiva nas escolas, 48 nomes foram apresentados a uma comissão especial. “João Guardião” foi o nome vencedor, criado pelo estudante Alex Marques, morador do Distrito de Guardinha, classificado em primeiro lugar. Ele recebeu como prêmio um tablet. Entre os finalistas foram classificados Elieser Evangelista Martins, da Escola Estadual professora Inês Miranda Almeida (Jardim Itamaraty), com o nome  "Guamum" e, em seguida, Luana Vitória Vieira Martins, da Escola Estadual São José (Vila Ipê), com o nome "Setrânio". Ainda entre os concorrentes haviam sugestões como Sinaleco, Transcote, Zé Guardinha, Pisaleve, Freinho, Amigotran e Zé da Guarda entre vários outros.

fotos: Gustavo Cezarino