Notícias | + Listar todas
Paraíso continua mobilizada combate dengue
27/04/2015
A campanha de conscientização da população e o trabalho de combate à dengue continuam em São Sebastião do Paraíso. Na segunda-feira,27, terá início a 16ª semana de atividades de combate ao mosquito aedes aegypti e as expectativas são favoráveis. “Tivemos nos últimos 10 dias uma atuação intensa com os homens da força Tarefa que vieram do Estado e a situação está ficando mais favorável”, comenta Gustavo João Bernardino, coordenador de zoonose.
Conforme levantamentos desde o início da atuação da equipe da força tarefa estadual na cidade foram visitadas cerca de 3.300 casas. O trabalho se concentrou na região dos bairros São Judas Tadeu, Santa Tereza, Jardim das Acácias, Veneza e São Sebastião. “Foi uma trabalho intenso e tivemos como resultado a destruição de mais de 200 focos do mosquito causador da doença”, esclarece o coordenador.
No período da 11ª a 15ª semanas de trabalho foram registradas reduções na quantidade de notificações. Hoje estamos com 993 notificações, com 56 casos negativos e 272 positivos. “O apoio da população e também o apoio dos agentes, bem como o uso do segundo carro fumacê pesado na cidade, além do trabalho do fumacê portátil tem sido fundamental para os bons resultados”, admite. Ele destacou ainda o trabalho de conscientização feito junto a população desenvolvido pelas escolas através dos estudantes e professores. “Vamos continuar nesta luta, pois, não há prazo para acabar temos de estar atentos todos os dias”, completa.
Gustavo destacou como fator positivo a utilização do carro fumacê pesado naquela região. “Solicitamos a permanência da força tarefa para a continuidade do trabalho em outras regiões da cidade e estamos aguardando uma resposta para os próximos dias”, diz. Ele disse que antes do feriado prolongado os homens da força tarefa retornaram para suas casa. “Agora queremos dar continuidade atendendo a região dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Santa Maria, Conjunto Habitacional Monsenhor Mancini e adjacências.
O município conta com o apoio de um segundo carro fumacê que está atuando na parte alta da cidade. “Ali estão sendo atendidos o Jardim Coolapa, Jardim Europa, San Genaro e Vila Formosa e região. “O apoio da população é de fundamental importância para o sucesso de todo o trabalho. Pedimos que a população abra as casas quando ouvirem o barulho do carro fumacê, para que o produto lançado na rua possa atingir o interior das casas e assim teremos um resultado mais eficiente”, assegura.
Outro apelo do coordenador de zoonoses é para que as pessoas que se deparam com o carro fumacê nas ruas. “Pedimos que com cuidado atravesse para o lado contrário de onde está sendo feito o lançamento da fumaça contra o mosquito, para evitar intoxicação. Aos motoristas pedimos cautela e que dêem prioridade ao carro fumacê, pois as vezes é necessário fazer o percurso na mão cntrária de direção”, esclarece. O veículo roda a 10 km/h com o canhão direcionado para o lado direito da via.