Cultura revitaliza prédio da Escola de Música

08/04/2015

A Escola de Música "Maestro Borges Campos", o Lalado, passou por um processo de revitalização interna promovida pela Diretoria de Cultura. A intenção é oferecer um prédio em condições de abrigar os alunos que poderão se tornar futuros músicos da cidade e com isso manter a tradição da cidade em formar bons profissionais no setor. "É um espaço que também abriga a nossa Banda Municipal que tem uma história muito bonita em nossa cidade e que queremos manter viva e ativa", comenta a diretora Cinara Soares Caetano Vanoni.

A revitalização interna do prédio da escola ocorreu em função da necessidade de se promover a manutenção do local. O prédio apresentava infiltrações no teto. Também foram feitos outros reparos estruturais nas instalações, através de uma trabalho desenvolvido pela Secretaria municipal de Obras."Melhoramos as acomodações dos alunos, dos músicos. Também fizemos a recuperação dos móveis e modificações artísticas", acrescenta a diretora.

De acordo com Cinara a Escola de Música é dirigida pelo maestro Luciano Autran. As aulas acontecem toda terça-feira nos períodos da manhã e da tarde. "Temos agora apenas nove alunos, mas temos espaço aberto para quem quiser participar, é só nos procurar", anuncia o maestro Luciano Autran.. Conforme a aluna de saxofone Azuleiga Saturnino da Silva com a revitalização do espaço o ambiente ficou mais agradável. “O ambiente das aulas ficou bonito, limpo e é mais um incentivo para o estudo. Dá vontade de ficar tocando o dia inteiro”, comenta.

A escola funciona no prédio localizado ao lado da Biblioteca Municipal, no centro da cidade. A diretora de cultura afirma que a iniciativa ajuda a estimular a capacitação de novos alunos. "O trabalho e a música fazem parte da vida do cidadão paraisense, bem como perpetua o trabalho e a formação de valorosos músicos que temos em Paraíso”. Cinara agradeceu ainda a todos os integrantes da banda pelo trabalho que realizam em prol da comunidade.

A diretora de cultura enalteceu ainda o trabalho da Banda Municipal de Música presidida por Sérgio Zamperini de Abreu e conduzida pelo maestro Luciano Autran. "Temos que reconhecer o trabalho destas pessoas, dos músicos que são verdadeiros artistas de nossa cidade", anuncia. Cinara complementou dizendo que "valorizar as memórias através da música e da arte é desenvolver as inteligências múltiplas tornando o cidadão mais crítico, reflexivo e atuante na sociedade", concluiu.

Fotos: Gustavo Cezarino