Nota de Esclarecimento

01/04/2015

Tendo em vista a nota divulgada na coluna Curtas, referente a situação da dengue no município de São Sebastião do Paraíso, na Edição 1879, de 24/03/201, o­nde se lê:

“Dengue - A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou na segunda-feira (23/3) a segunda fase da campanha de combate à dengue. Com o slogan “Cuidado! Dengue pode matar!”, o objetivo é informar a população sobre as principais formas de prevenção, contaminação, sintomas e tratamento da doença, dando continuidade às ações de mobilização já existentes. Detalhe que chama atenção é que São Sebastião do Paraíso não está na lista entre as cidades o­nde o trabalho está sendo intensificado e recebendo cuidados especiais. Na região apenas Passos integra a campanha ainda outros nove municípios do Estado. Sinal de que a coisa por aqui aos olhos do Estado ainda não está tão preta como se pinta, ou o Estado anda mal informado”, temos a destacar o seguinte:

* O número de casos da doença em 2015 é de 138 casos positivos e 640 notificações, até a presente data. Em 2014 tivemos 62 casos positivos, portanto em 2015 já foi registrado mais que o dobro do ano anterior, o que justifica o alerta máximo que a Prefeitura está vivendo e passando à população.

* Pode ser observado que em matéria publicada no site institucional da Prefeitura, http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=2484, na data de 06/03/2015, o­nde destacamos reunião do Prefeito Reminho com o Secretario de Estado da Saude em Belo Horizonte:

“Além do prefeito Reminho, também participaram a secretária de Saúde, Dulcinea de Freitas Barroso, a secretária de Comunicação, Ana Paula Carvalho e os vereadores Jerônimo Aparecido da Silva (presidente da Câmara), Ailson Aparecido Nascimento, Jesu Paulo Araújo, Marcos Antônio Vitorino e Walker Américo de Oliveira. Eles participaram de duas reuniões com representantes do Governo do Estado.

O primeiro encontro foi na secretaria de Estado da Saúde, em que trataram sobre a possibilidade da criação de uma força tarefa para um trabalho conjunto com o município no combate à dengue. Esteve presente a subsecretária de Vigilância Sanitária e Proteção à Saúde, Celeste de Souza Rodrigues, que recebeu ofícios do município reivindicando a parceria. Ela anunciou que olhará com atenção sobre a situação local e que, se preciso, enviará uma equipe de apoio para atuar na comunidade.

Essas e outras ações da Prefeitura Municipal têm sido divulgadas na mídia municipal e regional frequentemente devido à preocupação da Prefeitura em evitar maiores complicações aos cidadãos paraisenses. Não estamos medindo esforços na luta contra a Dengue, prova disso é o trabalho ininterrupto dos agentes de combate a dengue, a limpeza de terrenos em todo o município, a união dos agentes de combate a dengue juntamente com as agentes comunitários de saúde para verificarem diariamente os focos da doença nos imóveis do município e zona rural, o fumacê realizado até as 22h,  o UBV portátil realizado diariamente nos locais o­nde há casos suspeitos da doença, capacitação com os profissionais, as propagandas em mídias locais, campanhas educativas, parcerias com escolas, comércio, associações e também solicitações de apoio feitas ao Estado. Enxergamos a situação de forma tão grave que repassamos isso a Secretaria de Estado da Saúde e está previsto para chegar ao município, no dia 05 de abril, a Força Tarefa do Estado, com inicio do trabalho marcado para dia 06 de abril.

Esperamos que depois de todas essas explicações e tendo a saúde municipal de Paraíso, foco na prevenção de doenças, que não se repitam mais frases como “Sinal de que a coisa por aqui aos olhos do Estado ainda não está tão preta como se pinta, ou o Estado anda mal informado”.Se com saúde não se brinca, com doença, muito menos.  A Secretaria Municipal de Saúde preza pela veracidade de suas informações e espera-se que esse jornal seja imparcial na divulgação de informações tão relevantes a população de Paraíso.