Guardinha recebe projeto Guarda Ambiental Mirim

01/04/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através das Secretarias Municipal de Meio Ambiente e de Educação, em conjunto com o 3º Pelotão PM de Meio Ambiente realizaram na noite de terça-feira, 24, o lançamento do programa Guarda Ambiental Mirim. O projeto-piloto desenvolvido no Município atenderá inicialmente 36 alunos do 5º ano da Escola Municipal Francisco Daniel, do Distrito de Guardinha. Conforme o Cabo PM, Robson Augusto Domingos, técnico da Polícia Ambiental, a iniciativa do programa visa tornar os estudantes habilitados para desenvolver comportamentos socioambientais.

O evento contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação. Também compareceram integrantes da Polícia Militar, Beto da Guardinha representando a Câmara Municipal e membros da comunidade de Guardinha, além de pais e alunos atendidos pelo programa. Durante a solenidade foram apresentados os uniformes a que os estudantes utilizarão durante o programa. As aulas do curso serão ministradas às quintas-feiras no período de 8 ás 11 horas. Até o final do ano já estão agendados 32 encontros anunciou o coordenador Cabo Robson.

O projeto de educação Guarda Ambiental Mirim é uma parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O trabalho inicial abrange estudantes do quinto ano da Escola Municipal Francisco Daniel, no Distrito de Guardinha. De acordo com o Cabo Robson a questão do meio ambiente é um tema complexo. Levando-se em consideração a amplitude conceitual em torno da preservação da vida, da promoção da qualidade de vida das pessoas e do conceito de desenvolvimento sustentável, da legislação, o que determina a compreensão do meio ambiente como matéria multidisciplinar e interdisciplinar.

A proposta defendida no projeto prevê o envolvimento dos órgãos governamentais e da iniciativa privada. Foram listados o 3º Pelotão PM Ambiental, da 18ª Companhia de Polícia Militar Independente, a Prefeitura de Paraíso, Ministério Público, Associação Regional de Proteção Ambiental, a Escola Municipal Francisco Daniel, Associação de Desenvolvimento Ambiental Amidos de Paraíso e a Empresa Pig Minas. A iniciativa também consiste no estabelecimento de ensino em diversas áreas do conhecimento e sobretudo, a participação efetiva da sociedade, engajada em torno da conscientização, do respeito e das degradações ambientais impostas pelo próprio homem ao longo da história das civilizações.

Durante a solenidade foram realizados pronunciamentos enfatizando a importância do projeto. Sueli Fátima Pimenta, representante da Secretaria Municipal de Educação, destacou que o projeto implantado em Guardinha deve ser comemorado por todos. “É um grande presente para a comunidade, o que temos de bom em Paraíso queremos trazer para cá, mas agora vocês estão saindo na frente porque aqui será a primeira escola do município o­nde o projeto está sendo implantado”, anunciou.

Para a engenheira ambiental, Andrea Lopes Félix, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente hoje está engajada em todos os projetos e determinações da Secretaria de Estado, o fortalecimento e o desenvolvimento das ações da Secretaria se dá pelo apoio total da atual administração.

Desde o início da gestão a criação de um projeto como este era um propósito bastante almejado. Quando houve a possibilidade da implantação do Projeto visualizamos o distrito de Guardinha, pois todos projetos desenvolvidos no município, sempre inserimos o distrito de Guardinha. “Estamos felizes em idealizar e agora colocarmos em prática este projeto que vem em bora hora quando muito se fala em racionamento de água, de energia, sustentabilidade é importante trabalharmos estas crianças que serão o futuro da nossa sociedade”, anunciou.

A importância da educação ambiental, primeiro passo da busca do desenvolvimento sustentável, que esse projeto para conseguirmos esse resultado.

A implantação do projeto teve o apoio do prefeito Rêmolo Aloise que abraçou a causa e incentivou a iniciativa. O evento realizado em Guardinha integra as comemorações da Semana da Água. Ainda no segundo semestre deste ano a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Polícia Ambiental já tem programado a realização do Progea (Programa de Educação Ambiental). Participarão do programa as escolas municipais Napoleão Volve e Ibrantina Amaral.

Foto: Gustavo Cezarino