Prefeitura inaugura Polo e-Tec

01/04/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou oficialmente na tarde de segunda-feira, 30 de março o polo e-Tec Brasil (Escola Aberta e Integrada do Brasil). O trabalho é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, comandada pelo professor Cícero Barbosa. Durante a solenidade ele anunciou que a unidade possui atualmente cerca de 600 alunos matriculados em oito cursos técnicos (Alimentos, Análises Clínicas, Cafeicultura, Informática, Meio Ambiente, Vigilância em Saúde, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos) em parceria com o IFSULDEMINAS – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e com o IFSUDESTEMG – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. "Iniciamos em 2013, agora estamos expandindo e pretendemos chegar a construção do nosso campus presencial", declarou o secretário.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Daniel Mendonça e também do reitor do IFSULDEMINAS, de Pouso Alegre, professor Marcelo Bregagnoli. Também participaram secretários do Governo Municipal, vereadores, além de lideranças da educação, o Superintendente Regional de Ensino Danilo Barbosa, estudantes e funcionários municipais. "Esta é uma tarde importante porque estamos concretizando uma ação iniciada em 2013 quando iniciamos a implantação do nosso polo", comentou Cícero.

Ele relembrou as fases de implantação do programa no município, os investimentos com recursos próprios de aproximadamente R$ 200 mil para adequar as instalações e montar as salas de aulas e laboratórios de informática. O secretário enfatizou que a iniciativa está contribuindo para o desenvolvimento da cidade e está ajudando a promover a formação profissional de centenas de pessoas. "A proposta inicial era oferecer quatro cursos e já estamos com oito e teremos mais até o fim deste ano", anuncia.

O secretário enfatizou que entre os estudantes matriculados o polo recebe alunos de 21 cidades, não só da região, mas de lugares distantes como Nuporanga, Mogi Mirim, Uberlândia e até São Paulo. "Todos ao concluírem seus cursos receberão Diploma Técnico Federal e teremos a formatura de cerca de 200 alunos já no final de 2015", completa. Cícero acrescentou que uma das metas do trabalho é que seja criado em Paraíso o campus presencial para a oferta de mais cursos na cidade, inclusive de graduação. "Isto envolve um trabalho sério do prefeito Rêmolo Aloise, já temos uma área de 35 mil m² entre os bairros Veneza e Jardim das Acácias, o­nde pretendemos atender um público com perfil diferenciado", completa.

Cícero destacou ainda que toda a inovação na educação profissional é fruto de uma visão futurística do prefeito Rêmolo Aloise que não tem medido esforços para transformar Paraíso em uma referência educacional regional. O secretário agradeceu a parceria com o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e destacou que o apoio do professor Luiz Carlos Machado Rodrigues, diretor geral do Câmpus Muzambinho, foi fundamental para que o polo conseguisse os cursos que hoje são ofertados

O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli destacou a parceria com o município paraisense. "São raras as cidades que possuem uma secretaria específica para tratar do ensino profissionalizante, da Ciência e Tecnologia e São Sebastião do Paraíso está à frente, razão do nosso compromisso pela seriedade e competência com que o trabalho vem sendo conduzido", declarou.

Para o vice-prefeito Daniel Mendonça, a atuação do município com o IFSULDEMINAS é uma parceria que rende frutos. Ele disse que aposta na educação e que a abertura de novas salas e oferta de novos cursos na cidade é uma prioridade constante. "O secretário Cícero não tem medido esforços, tem sim desempenhado um papel brilhante. Nossa cidade e região só tem a ganhar com essa parceria que visa o desenvolvimento pessoal e profissional da nossa população", concluiu.