Procon faz balanço Semana do Consumidor

26/03/2015

A "1ª Semana do Consumidor" promovida pela Procuradoria Geral do Município, através do Procon local, teve diversas atividades realizadas para a população. Na segunda-feira (23) foi apresentado o balanço das principais atividades desenvolvidas durante toda a semana passada. Conforme levantamento, ocorreram mais de 400 consultas e atendimentos e, também, foram promovidas 40 palestras para alunos do ensino médio e estudantes do curso de Direito da Libertas Faculdades Integradas.

Segundo informações da procuradora-geral do município, Maria Salete dos Santos Caetano, a 1ª Semana do Consumidor teve o objetivo de proporcionar conhecimento e informação à população. Na oportunidade, foram realizadas diversas ações educativas e palestras nas escolas do ensino médio e superior. Um dos destaques do trabalho foi levar o atendimento do Procon para o calçadão da Praça comendador José Honório (Matriz). “Foi uma experiência gratificante, promovemos a conscientização dos consumidores acerca dos seus direitos e do modo de exercê-los”, comentou.

A procuradora destacou ainda que o Procon tem alcançado êxito em suas atividades. Salete ressaltou a importância da realização do diálogo entre fornecedores e consumidores, buscando a resolução das problemáticas atendidas pelo órgão. “O acordo entre as partes é fundamental para a solução de problemas regidos pelo Código de Defesa do Consumidor”, disse.

Conforme relatório apresentado pelo colaborador do evento, Rafael Gonçalves, durante a semana foram promovidas diversas atividades. Entre as ações consta a Fiscalização Educativa, com orientação aos comerciantes e fornecedores sobre direitos e deveres do consumidor, bem como a obrigatoriedade dos lojistas disponibilizarem em seus estabelecimentos um exemplar do Código de Defesa do Consumidor aos clientes. Embora a grande maioria dos lojistas já atenda este dispositivo, ainda é possível encontrar locais o­nde a medida ainda não é atendida.

No período de 16 a 21 de março, a Prefeitura montou um grande estande de atendimento público na Praça da Matriz. "Foi criada toda infraestrutura com mesas, cadeiras, computadores, telefone, água e café que foram disponibilizados à população", relembrou o coordenador do Procon, Fábio Martins de Lima. De acordo com o balanço apresentado, foram realizados mais de 400 atendimentos. "As pessoas que nos procuraram puderam sanar dúvidas, resolver conflitos pertinentes à relação de consumo", comentou. Também foi realizado um trabalho de panfletagem direcionada. Foram distribuídos flyers aos consumidores, bem como cartilhas e orientações aos fornecedores. Em ambas as situações, foram tratados assuntos relevantes ao tema com explicações esquematizadas.

Outro ponto alto da campanha de conscientização foram as palestras realizadas nas escolas com  tema: "Seja um consumidor mais consciente". O trabalho aconteceu nas escolas da rede pública e particular do município. Foram atendidos cerca de cinco mil alunos em estabelecimentos como o Colégio Objetivo, escolas estaduais Benedito Ferreira Calafiori, Ana Cândida de Figueiredo, Clóvis Salgado e escola municipal Campos do Amaral. A palestra magna ocorreu na Libertas Faculdades Integradas e reuniu mais de 400 participantes.

De acordo com Fábio Martins, o resultado final pode ser considerado "como bastante satisfatório", avalia. Foi mobilizada uma grande equipe de trabalho, com funcionários do Procon e advogados colaboradores. “Tivemos a participação da nossa equipe aqui do Procon, recebemos  o apoio de profissionais da Procuradoria e também do Rafael Gonçalves, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura. Também tivemos a participação de estudantes de Direito, que puderam acompanhar de perto o trabalho que foi feito”, afirma.

"Conseguimos atender o propósito inicial de ampliar e facilitar o acesso dos serviços oferecidos à toda a comunidade, e atendemos até mesmo empresários e comerciantes que estiveram conosco e elogiaram este trabalho", comenta Fábio. Ele antecipou que já está pensando no próximo evento e na nova semana do consumidor em 2016. O Procon atende em sala no PSIU (Posto de Serviço Integrado Urbano), no período de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 3539-1092 e 3539-1093.

Veja mais fotos do evento em nosso álbum no Facebook. CLIQUE AQUI.

fotos: Gustavo Cezarino