Paraisense é vice-campeão de paracanoagem

26/03/2015

O paraisense Marcelo Carmessano conquistou no domingo, 8 de março, o vice-campeonato da primeira eta da Copa do Brasil de Paracanoagem, disputado na raia da Universidade de São Paulo/SP. Foram duas medalhas de prata, sendo a primeira nos 200 metros categoria K1 para tetraplégico e, a segunda medalha, nos 500 m na mesma modalidade.

Marcelo há dois anos vem se destacando e tem conseguido outra grande conquista: criar sua categoria,a de atletas com lesão alta, a tetraplegia, já que antes ele e os demais para atletas competiam com paraplégico. “Depois de muita luta, eles estão conseguindo criar sua categoria e podem tentar entrar nas Paraolimpíadas 2016 como demonstração”, informa o secretário municipal de Esporte, Tomás Salviano Martins. Enquanto isso, ele continua seus treinamentos que acontecem na Lagoinha, em Paraíso, e também em piscinas para treinamentos de possível queda ou virada do barco, que é adaptado com flutuadores.

A próxima etapa da Copa Brasil deverá ser em Minas Gerais. A cidade ainda não foi definida. Marcelo tem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte. Juntos, o atleta e a Prefeitura pretendem desenvolver um projeto de paracanoagem em Paraíso. “Fica o convite para os deficientes físicos neurológicos ou amputados para desenvolverem este trabalho e formarmos a equipe paraisense de paracanoagem”, finalizou Tomás.