Polo e-Tec inicia curso de Secretaria Escolar

20/03/2015

Teve início no último dia 28 de fevereiro o curso técnico em Secretaria Escolar do polo e-Tec de São Sebastião do Paraíso. Implantado pelo programa pró-Funcionário, do Ministério da Educação, a iniciativa visa atender aos profissionais que já trabalham em secretaria escolar na rede municipal e educação pública em geral que desejam atuar na área ou em órgãos municipais de educação.

O curso é realizado na modalidade de educação a distância e tem sua oferta através de uma parceria da Prefeitura de Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Rio Pomba. O curso possui duração de um ano e meio e carga horária de aproximadamente 1.500 horas.

A aula inaugural foi ministrada pela professora Janaína Teixeira de Oliveira e teve a presença do professor Francisco Assis Moreira, coordenador do curso no Centro de Educação a Distância do Câmpus Rio Pomba. De acordo com o coordenador, a estrutura do polo e-Tec paraisense irá possibilitar aos alunos uma aprendizagem significativa, pois o polo está equipado com tecnologia de ponta e isso muito contribuirá para o desenvolvimento dos educandos. Moreira também elogiou o perfil mais maduro dos alunos que já possuem uma visão ampla do que querem e o que pretendem com o curso. Além do público paraisense, dentre os 50 matriculados no curso também estão alunos originários de oito cidades da região. Durante o processo seletivo houve a procura de mais de 70 candidatos interessados.

De acordo com o secretário municipal, professor Cícero Barbosa, boa parte dos servidores que hoje atuam nas secretarias escolares, tanto de Paraíso como da região, não possui formação específica para a função e a oferta desse curso vem suprir uma demanda e uma necessidade dos trabalhadores da educação. Além disso, de acordo com o secretário, a oferta de educação profissional pública e de qualidade tem sido um compromisso constante do prefeito Rêmolo Aloíse na busca da melhoria das condições de trabalho da população paraisense. “Hoje nós estamos conseguindo trazer para nossa cidade pessoas da região que desejam estudar e alcançar um diploma de curso técnico federal, algo que a alguns anos atrás era um sonho praticamente impossível”, destacou o secretário.

A aluna Renata Aparecida Silva afirmou que a sua participação nesse curso vai lhe possibilitar o conhecimento mais aprofundado da área de educação e abrir novos horizontes profissionais. A aluna destacou ainda que se não fosse essa parceria da secretaria municipal com o Instituto Federal, ela dificilmente iria conseguir se profissionalizar nessa área.

Ainda em parceria com o Instituto, a Secretaria de Ciência e Tecnologia estará disponibilizando em breve o curso Técnico em Gerência de Saúde. “Já estamos trabalhando para que possamos ofertá-lo a partir de agosto, atendendo aos profissionais do setor público e também o privado, oportunizando desta forma condições e suporte para que a prestação de serviço tenha pessoas melhores qualificadas e com qualidade”, anuncia Cícero. O secretário confirmou que já existem entendimentos para que a abertura do processo seletivo desse novo curso ocorra nos próximos meses.