Casa da Cultura abre série de exposições

20/03/2015

A Diretoria de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza neste sábado, 21, a partir das 19h30, na Casa da Cultura, um sarau que dará início à exposição “Múltiplos Olhares”, da artista plástica paraisense Linah Biasi. “Estou me preparando com grande expectativa na seleção dos quadros e será um grande prazer apresentar novamente meu trabalho para toda a sociedade paraisense”, diz a pintora.

De acordo com a diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni, “este será o primeiro da série de eventos que serão realizados este ano com o intuito de valorizar os artistas de nossa cidade”. A exposição “Múltiplos Olhares” que, segundo a artista Linah Biasi, apresentará como tema  “Um olhar além da razão”, está sendo encarada pela mesma como oportunidade de resgate e recomeço.

Ainda conforme Cinara, outros artistas paraisenses serão convidados a exporem na Casa da Cultura, dentro do calendário anual de eventos, para que todos, paraisenses e visitantes, e principalmente a comunidade escolar,  possam conhecer  a riqueza cultural de suas obras.

Motivação

Há 44 anos que a acadêmica Paschoalina Coelho de Souza, que adotou o nome artístico de Linah Biasi, está inserida no mundo das artes. “Comecei quando menina, aos 9 anos, cursei, estudei e logo comecei a interpretar os grandes mestres. Sempre gostei de pintar rostos, mesmo antes de estar preparada”. Relata que sempre teve o apoio da família que proporcionou todas as condições necessárias para que ela aprendesse e desenvolvesse seu trabalho. De sua parte, Linah sempre teve um olhar curioso e uma técnica apurada que pode ser observada em suas obras.

Por várias vezes ela visitou a Europa e até mesmo morou na Alemanha o­nde teve contato com diversos trabalhos. Linah conta que, quando jovem, deixou-se influenciar por artistas espanhóis como Velasques e Rubens e,  posteriormente, pelo surrealismo de Salvador Dali. Na fase mais madura da carreira artística, a pintora reinterpretou obras dos grandes mestres do impressionismo, tendo pintado e reproduzido obras de Vicent van Gogh, Claude Monet, Paul Cézanne, Edouard Manet, Alfred Sisley e Gregory entre outros.

Linah Biasi já apresentou seus trabalhos em importantes exposições, como no Simpósio Internacional do Café, em Santos (SP), que reuniu representantes de mais de 40 países. Em uma destas amostras, teve todos os seus quadros adquiridos por um comprador japonês. “Tenho obras espalhadas por diversos lugares e aqui mesmo em Paraíso. Estou muito feliz com este momento e  convido  todos  a acompanhar e conferir de perto mais este momento”, acrescenta.

Cinara reforça o convite para que a comunidade paraisense compareça aos eventos, a partir deste sábado, prestigiando os talentos locais, representados inicialmente pela  incomparável artista Linah Biasi, e que terão vários outros representantes de nossa cultura artística no decorrer do ano.