Semana do Consumidor acontece em Paraíso

13/03/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Procuradoria Geral do município — responsável Procon local, realiza de 16 a 21 de março, a 1ª Semana do Consumidor. O evento, celebrado em 15 de março, prevê uma série de atividades que acontecerão na Praça Comendador José Honório (Matriz), além de ações educativas como palestras para alunos do ensino médio e graduandos do curso Direito. “Acredito que levar informações para a população é ajudar com que elas compreendam seus direitos e deveres, e possam exercer plenamente a cidadania”, afirmou a procuradora-geral Maria Salete dos Santos Caetano.

A iniciativa envolveu uma equipe de profissionais que definiram uma programação completa e que visa o conhecimento prático. “Elencamos como prioridade atender as necessidades dos consumidores, visando sempre a preservação de seus interesses econômicos. É a primeira vez que o Dia Internacional do Consumidor é comemorado em Paraíso”, destaca Salete.

Para a Semana do Consumidor, o Procon contará com um ponto de atendimento na Praça da Matriz. “Serão realizadas diversas ações de orientação envolvendo os consumidores, bem como as empresas, promovendo uma maior proximidade com a população, demonstrando uma transparência e harmonia das relações de consumo”, anuncia Fábio Martins de Lima, coordenador local do Procon.

Como ação educativa e de proteção aos direitos do cidadão, serão oferecidas palestras aos estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Paraíso. “O cronograma já está definido. Será uma oportunidade de levar conhecimento aos jovens sobre o consumo consciente”, aborda Fábio. Na quinta-feira, 19, será a vez dos graduandos do curso de Direito da Libertas Faculdades Integradas receberem a palestra “Seja um Consumidor Consciente”. “O Procon é um serviço que deve ser fortalecido e, para isso, as pessoas devem ter conhecimento de como ele funciona de forma efetiva”, finaliza Fábio.