Paraíso intensifica combate à dengue

11/03/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está intensificando as ações de combate à dengue no município. Além da realização de uma caminhada visando uma maior conscientização da população, a partir desta quarta-feira, 11, o trabalho de campo ganha o reforço de um veículo fumacê da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais que irá percorrer as regiões da cidade o­nde há maior concentração das larvas do mosquito Aedes Aegypti. “É um momento importante em que toda a comunidade é chamada a participar nos ajudando a livrar deste mal”, anuncia Gustavo João Bernardino, coordenador de Zoonoses.

Conforme informação da secretária municipal de Saúde, Dulcinea de Freitas Barroso, a mobilização contra a dengue visa frear o avanço dos casos de pessoas com a doença. “Hoje são 272 notificações, sendo 64 casos positivos, 18 negativos e 190 aguardando resultado de sorologia”, anunciou. Ainda de acordo com a secretária, a Prefeitura está fazendo a parte dela no que se refere ao alerta à população e também no trabalho efetivo. “Mais de 70 terrenos já foram limpos, todos os agentes epidemiológicos e de saúde estão empenhados em localizar possíveis focos durante as visitas às residências, o trabalho preventivo e de combate direto está sendo executado, além de uma ampla divulgação sobre os riscos da dengue na TV, nas rádios, nas redes sociais, entre outros.”, assegura.

Como parte da campanha de mobilização da comunidade iniciada semana passada quando foram reunidas lideranças e representantes de segmentos como Saúde, Educação, Obras e outros departamentos da Prefeitura, na segunda-feira, 9, ocorreu uma caminhada contra a dengue. A marcha teve início na Praça dos Imigrantes, passou pela Rua Pimenta de Pádua e terminou na Praça Comendador José Honório (matriz). O evento reuniu muitas pessoas.

Entre os participantes estavam secretários do governo local, vereadores, agentes de saúde, alunos da rede escolar municipal e estadual. Também enviaram representantes a Polícia Militar, Guarda Municipal, Copasa, os planos de saúde e a Superintendência Regional de Ensino. “É importante que nos tornemos multiplicadores das informações sobre como evitar o surgimento da larva do mosquito, o que pode resultar em casos de dengue. Se cada um fizer a sua parte, ficaremos livres deste problema”, comenta Gustavo.

Ele confirmou que a partir desta quarta-feira, o trabalho de combate à dengue será intensificado. “Será utilizado o fumacê nas áreas o­nde existe maior incidência do mosquito. Vamos começar pela Avenida Dárcio Cantieri e todos os bairros próximos ao lado direito da Avenida Zezé Amaral, sentido Vila Helena. Utilizaremos um equipamento de maior alcance para que a eficácia do nosso trabalho seja maior”, avalia. Gustavo disse ainda que ao longo da semana serão trilhados vários bairros objetivando que não ocorra uma epidemia de dengue na cidade. “Nem por isso o trabalho anterior com o fumacê portátil será descartado, continuaremos as visitas às casas, vamos bater de porta em porta, vamos vencer este mosquito”, concluiu.

VEJA FOTOS da CAMINHADA em nossa página no Facebook. CLIQUE AQUI.